Siga-nos

Barreiras

Seminário de Teatros Negros do Brasil compõe programação oficial da FLIB em Barreiras

Evento será realizado nesta quarta-feira (24), na Escola Municipal de Teatro

Publicado

em

Teatro Negro no Brasil

O Teatro Negro brilha! Durante a FLIB 2023, o Seminário de Teatros Negros do Brasil traz à tona a história e a expressão da cultura negra na arte. Uma celebração da diversidade e da resistência através do teatro | Foto: Bob Nunes

A sexta edição da Festa Literária Internacional de Barreiras (Flib), no oeste da Bahia, será realizada a partir desta terça-feira (23), até quinta (25). O evento faz parte da programação do aniversário do município, que completa 132 anos, e contará com palestras, rodas de conversa, apresentações culturais, lançamentos de mais de 20 obras e muito mais.

Para compor a programação oficial da FLIB 2023, a Escola Municipal de Teatro realiza o Seminário de Teatros Negros do Brasil como parte da mostra artístico-pedagógica. O seminário é parte dos estudos do componente curricular História do Teatro II, orientado pelo professor especialista Danilo Lima, e tem como objetivo conhecer e aprofundar períodos históricos do fazer teatral do Brasil, da Bahia e de Barreiras, tendo como recorte de pesquisa grupos e artistas negros que são referência na área.

O Teatro Negro é conceituado pela pesquisadora, e referência na temática, Evani Tavares Lima, como: “aquele que abrange o conjunto de manifestações espetaculares negras, originadas na Diáspora, e que lança mão do repertório cultural e estético de matriz africana como meio de expressão, de recuperação, resistência e afirmação da cultura negra”

(LIMA, 2010, p. 43).

O seminário contará com mediação do multiartista pesquisador e doutorando em cultura e sociedade (UFBA), Maurício Faísca, e será apresentado por Ana Clara Barreto, Carlos Miguel, Jo Oliveira e Maycon Borges, estudantes do curso livre de teatro da EsMuTe.

Para a estudante de teatro Jo Oliveira, realizar o Seminário significa “compreender as lutas da população negra do nosso país e como o teatro também integra uma parte de sua cultura, que é importante ser contada e celebrada. Além de nos fazer refletir sobre as contribuições do teatro negro brasileiro no embate ao racismo, intolerância religiosa e exclusão social.”

Durante o seminário, o público poderá visualizar imagens históricas de espetáculos e conhecer toda uma contextualização referente a estética, movimento racial, colonialidade e a necessária implicação de reorientar a História do Teatro do Brasil com outras e outros agentes culturais pioneiros e propositivos na cena artística de nosso estado e país.O evento será realizado no dia 24, na Escola Municipal de Teatro (Em frente à praça Duque de Caxias) com entrada livre, a partir das 9h.

Visited 1 times, 1 visit(s) today