Siga-nos

Barreiras

BARREIRAS 132 ANOS:
Confira a programação para esta terça-feira(23)

FLIB homenageia cultura afro-brasileira com palestras, rodas de conversa, apresentações culturais e lançamentos de mais de 20 obras

Publicado

em

Programação cultural de aniversário

Explorando a conexão entre literatura afro-brasileira e africana, a Festa Literária Internacional de Barreiras (FLIB) celebra a cultura e a diversidade | Foto: Dircom Barreiras

A programação que comemora os 132 anos de emancipação política de Barreiras, oeste da Bahia, teve início na manhã deste domingo, (21) no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, onde foi realizada uma oficina que ensinou o passo a passo como confeccionar pipas. À tarde, foi realizado o Festival de Pipas, organizado pela Secretaria de Cultura e Turismo junto com o grupo de Pipeiros. O evento reuniu na Praça Landulfo Alves pessoas de diversas idades que se divertiram com uma das brincadeiras de rua mais queridas de crianças, adolescentes e adultos.

Durante toda a semana, uma ampla programação deverá compor as comemorações que nesta segunda-feira (22) contou com a entrega do Plano Municipal de Turismo e lançamento dos roteiros turísticos de Barreiras, no Centro Cultural Rivelino de silva de Carvalho, a partir das 19h.

Nesta terça-feira (23), a partir das 18h, o ato solene de entrega do bairro planejado Parque das Águas com infraestrutura completa e seis praças sustentáveis para o município de Barreiras dará continuidade aos eventos comemorativos. De 23 a 25, a Festa literária Internacional de Barreiras (FLIB) que integra a programação oficial há 6 anos, reúne estudantes e professores de escolas municipais, estaduais, universidades e instituições de ensino com lançamentos de livros, palestras, contações de histórias, exposições literárias, teatro e música. 

A programação será dividida entre o Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, o Clube ABCD, a Escola Municipal de Teatro, a Associação Barreirense de Letras (ABL), e as praças Duque de Caxias e Amphilófio Lopes todos, no Centro Histórico. Nesta segunda (22), os locais passam pela montagem de stands e últimos preparativos para receber o público.

Neste ano, o evento busca dar reconhecimento e visibilidade às obras literárias originárias ou inspiradas no povo preto. O tema da edição é “Literatura afro-brasileiras e africanas: conectando mundos”. Entre as atividades está uma mostra do Centro Cultural Casa de Angola sediada em Salvador, com exposição de arte e peças do acervo do Museu Nacional de Antropologia de Angola. A abertura terá conferência do escritor e jornalista e Roberto Leal, brasileiro radicado em Luanda, na costa africana.

A programação contará também com nomes como Lívia Natália, Cristiane Sobral, Dayse Sacramento, Terezinha Oliveira dos Santos, Gildeci Leite e Joabson Figueiredo. As crianças terão uma programação especialmente voltada para elas na Flibinha e as atividades serão realizadas no Clube ABCD. O evento é realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo de Barreiras, em parceria com a Secretaria de Educação, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA), Núcleo Territorial de Educação (NTE/11), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) e ABL.