Siga-nos

Agro

Brasil desbanca EUA e lidera exportação mundial de algodão

Brasil é o maior exportador mundial de algodão, superando os EUA pela primeira vez

Publicado

em

Exportação de algodão

Brasil se torna líder mundial na exportação de algodão, superando os Estados Unidos em volume exportado | Foto: Divulgação

Notícias do Agro: Antecipando uma meta prevista para 2030, o Brasil se tornou o maior exportador mundial de algodão, superando os Estados Unidos. A conquista foi confirmada durante a 75ª reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Algodão e seus Derivados, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), realizada no 21° Anea Cotton Dinner, promovido pela Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea), em Comandatuba, na Bahia.

Superação Antecipada

Segundo Miguel Faus, presidente da Anea, a posição brasileira depende da safra americana, que tende a ser maior do que a do ano passado. A meta do setor era ultrapassar os Estados Unidos em volume de exportação até 2030, mas foi alcançada antes do final do ano comercial de 2023/2024, conforme afirmou a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa).

VEJA AQUI, OUTRAS NOTÍCIAS DO AGRONEGÓCIO!

Bahia como Destaque

Gustavo Prado, Diretor Executivo da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), destacou a importância da Bahia na conquista da liderança global. “Sendo sustentável essa posição, nossa imagem, como um dos produtos de melhor qualidade, se consolida. Trabalhamos arduamente em negociações com os atores da cadeia de suprimentos para exportação e estamos prestes a consolidar a rota de Salvador diretamente para a Ásia, graças à parceria com esses atores e ao apoio do Governo da Bahia”, afirmou.

Produção e Exportação

A Bahia é o segundo maior produtor de algodão do Brasil. Projeções da Abapa indicam que o estado deve colher 345,4 mil hectares, produzindo 663 mil toneladas de algodão em pluma, com uma estimativa de exportação de aproximadamente 300 mil toneladas.

VEJA AQUI, OUTRAS NOTÍCIAS DO AGRONEGÓCIO!

Números Nacionais

De acordo com a Abrapa, o Brasil deve colher cerca de 3,7 milhões de toneladas de algodão beneficiado nesta safra, com exportações alcançando 2,6 milhões de toneladas. Cerca de 60% da produção já foi comercializada.

Contexto Global

Os maiores produtores de algodão são a China e a Índia, seguidos pelos Estados Unidos. O Brasil, que ocupa a quarta posição no ranking mundial de produção, agora lidera a exportação, segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

VEJA AQUI, OUTRAS NOTÍCIAS DO AGRONEGÓCIO!

O Brasil, ao alcançar essa liderança, não apenas marca um feito histórico no comércio global de algodão, mas também fortalece sua posição no mercado agrícola mundial, consolidando-se como um produtor de referência em qualidade e sustentabilidade.

Falabarreiras, notícia é pra sempre!