Siga-nos

Bahia

Rui Costa critica Governo Federal e parabeniza equipes de vacinação baianas

O Governador da Bahia, Rui Costa, compartilhou um vídeo com críticas ao atraso na aquisição de vacinas por parte do Governo Federal.

Publicado

em

Na noite dessa quinta-feira (22), o Governador da Bahia, Rui Costa, compartilhou um vídeo em seu canal do Youtube com críticas ao atraso nas compras da vacina por parte do Governo Federal. Ele também comentou sobre o andamento da vacinação no Estado e parabenizou as equipes de imunização.

Confira abaixo o que disse o Governador:

As críticas de Rui Costa

Para Rui Costa, o país não estaria com os atuais números assustadores do novo coronavírus se o Governo Federal tivesse aceitado a oferta da Pfizer e adquirido 70 milhões de vacinas contra a COVID-19. Na época, o Ministério da Saúde não só se recusou a fechar o contrato, como também ignorou os representantes da Farmacêutica.

“Tem que ficar bem claro para o povo brasileiro que o Brasil está passando por essa crise hoje, está vivendo esse número absurdo, escandaloso de mortes, e não precisariamos estar passando por isso. Isso é bom ficar claro. Se lá em setembro tivesse fechado a negociação com a Pfizer, nós já teríamos recebido algo próximo de 70 milhões de doses. Foi o contrato que a Pfizer ofereceu ao governo brasileiro”, declarou o Governador da Bahia.

Rui Costa também comentou sobre a compra da vacina Sputnik V pelo Governo da Bahia. De acordo com o Governador, o pré-contrato assinado com o laboratório russo Insituto Gamelaya também foi disponibilizado ao Ministério de Saúde, que recusou.

“Em dezembro, o Estado da Bahia assinou um pré-contrato com o laboratório russo para a compra da Sputnik. Na época, nós chegamos a disponibilizar esse pré-contrato de 50 milhões de doses ao Ministério da Saúde”, revelou o gestor.

Ainda de acordo com o Governador, caso os contratos com a Pfizer e a Sputnik tivessem sido assinados, o país já teria conseguido 120 milhões de doses de vacinas contra COVID-19. Com essa quantia, seria possível imunizar 60 milhões de brasileiros até abril.

“Foi a falta da compra da vacina no momento adequado que provocou essa situação”, ressaltou Rui Costa.

As equipes de vacinação merecem ser reconhecidas

O Governador ainda lembrou que o trabalho das equipes municipais de vacinação são fundamentais para que o estado, que tem as dimensões de um país, consiga imunizar sua população.

“O Estado da Bahia tem a dimensão de um país. Tem a exata dimensão da França. Com suas dificuldades logísticas, com comunidades que estão a 100, 150 km da sede da cidade (…) Então, é completamente elogiável o comportamento das nossas equipes municipais de vacinação. Estão de parabéns, merecem o reconhecimento da Bahia”, ressaltou Rui Costa.

Rui Costa deixa o seu recado

No fim do vídeo, o Governador Rui Costa também deixou implícito um recado para o Presidente Jair Bolsonaro.

“Pegue o telefone vermelho e ligue para a Rússia, para falar com o Presidente Russo, e faça chegar vacina ao Brasil. É preciso que o Brasil controle a pandemia sob pena de colocar a saúde do planeta em risco. E ligue para o Presidente Chinês também, peça desculpas pelas agressões que você fez a China, peça também vacina da China, para acelerar a vacinação do Brasil para parar de morrer baianos, para parar de morrer brasileiros”, afirmou o gestor estadual.

Rui Costa

Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
Falabarreiras Notícias 20
Falabarreiras Notícias 42
Falabarreiras Notícias 43

Barreiras Notícias - Fala Barreiras