Siga-nos

Casa e Decoração

Hortas Verticais: como usar paredes para plantar seus próprios alimentos?

Publicado

em

Hortas

Hortas verticais nada mais são do que uma técnica que não precisa de canteiro de terra. A plantação pode ser feita com terra ou água, como no caso da hidroponia. É ideal para quem tem pouco espaço disponível e permite o cultivo de hortaliças orgânicas.

Cultivar uma plantação em espaço reduzido se tornou algo muito comum nas grandes cidades, e as pessoas passaram a aproveitar espaços menores como varandas de apartamento e quintais pequenos para plantar suas hortaliças.

Trata-se de algo muito benéfico para a saúde porque os alimentos estão livres de agrotóxicos e adubos químicos, sendo ideais para o consumo familiar.

Existem até casos de pessoas que possuem um pouco mais de espaço e transformaram as hordas verticais em um negócio. É uma forma de fazer cultivo orgânico, sem canteiros, podendo até dispensar o uso de terra.

Ao mesmo tempo, é diferente da hidroponia, visto que esse sistema de plantio precisa de adubação química, incompatível com a proposta orgânica da horta vertical.

Por ser do interesse de muitas pessoas, este artigo vai mostrar as vantagens de cultivar esse tipo de horta, quais são as plantas que podem ser cultivadas e como escolher o melhor local para a horta.

Vantagens da horta vertical

Cultivar uma horta vertical traz muitas vantagens para as pessoas, e uma delas é a possibilidade de aproveitar melhor o espaço. Essa opção permite o cultivo de uma grande variedade de plantas em um espaço compacto, aproveitando as paredes.

É muito comum entre pessoas que moram em apartamentos ou imóveis com espaço limitado, mas que desejam produzir alguns dos alimentos que consomem no dia a dia.

Aliás, o bom aproveitamento do espaço é algo que tomou conta da vida das pessoas nos últimos anos. Um exemplo disso é o crescimento na procura por nicho de banheiro grande, algo que economiza o espaço do box e ajuda a organizar melhor as coisas.

No caso da horta vertical, é uma forma de utilizar melhor áreas que eram subutilizadas ou esquecidas e que se transformam em ambientes agradáveis e produtivos.

Também permite que o morador tenha fácil acesso às plantas, facilitando os cuidados com a horta. Também é uma opção mais ergonômica porque não é necessário se abaixar para cuidar das plantas e fazer a manutenção, tornando a tarefa menos cansativa.

Esse tipo de plantio também é muito vantajoso porque garante acesso aos ingredientes sempre frescos e saudáveis, podendo cultivar os próprios temperos, legumes e verduras.

Para a família, é a oportunidade de consumir produtos livres de elementos extremamente prejudiciais para a saúde, como:

  • Agrotóxicos;
  • Pesticidas;
  • Conservantes;
  • Aditivos químicos em geral.

Eles estão presentes nos alimentos vendidos nos supermercados, além do mais, o sabor de uma hortaliça cultivada em uma horta caseira é muito melhor.

É por isso que até mesmo as empresas, como um fabricante de divisórias, fazem hortas verticais com os funcionários para que eles possam ter acesso a alimentos saudáveis e frescos no dia a dia.

Quem tem a oportunidade de escolher e usar ingredientes cultivados em casa consegue enriquecer o sabor das refeições e obtém uma alimentação nutritiva e saudável.

A horta vertical também ajuda a diversificar a dieta porque a pessoa começa a cultivar diferentes tipos de hortaliças, ervas e flores. É ainda melhor para quem tem crianças em casa porque elas podem participar dos cuidados e comer melhor.

Qualquer pessoa que tem fácil acesso a ingredientes frescos, está mais propensa a melhorar a própria alimentação e sua saúde como um todo. É normal se sentir até mesmo mais motivado a experimentar novas receitas e ingredientes nutritivos.

Outras vantagens que se destacam é reduzir gastos com alimentos, contribuir com a sustentabilidade e até mesmo melhorar a decoração do ambiente. Mas para aproveitar tudo isso, é necessário saber o que cultivar.

O que plantar em uma horta vertical?

Durante uma reforma, o proprietário precisa conhecer as opções em ferramenta de construção manual para que a obra seja bem trabalhada, da mesma forma, quem quer criar uma horta vertical precisa saber o que plantar.

Existem alguns vegetais que são bons candidatos para esse tipo de plantio, assim como em hortas comuns, canteiros elevados, horta de subsolo, horta suspensa e vasos de varanda e pátio.

É importante lembrar que cada planta exige cuidados diferentes, então é fundamental analisar aquilo que se adequa melhor ao estilo de vida. Por exemplo, quem passa muito tempo fora de casa ou faz viagens longas não pode com espécies de rega diária.

Para não errar na escolha, o ideal é fazer uma pesquisa prévia sobre as necessidades daquilo que deseja cultivar. Também é importante prestar atenção na hora de plantar elementos diferentes no mesmo vaso porque isso pode não funcionar.

Da mesma forma como uma tinta impermeabilizante interna não pode ser misturada a outro tipo, algumas espécies não podem conviver no mesmo vaso com outras, como no caso da hortelã.

Conhecida como “planta invasora” não pode dividir o vaso com outras espécies porque vai prejudicar o crescimento delas. Se o espaço for um problema, o ideal é optar por plantas de raízes curtas, como tomate-cereja, pimentão e couve-flor.

As hortaliças ajudam a compor uma horta vertical mais caseira, então é possível plantar variedades de calêndula, almeirão, rúcula, coentro, salsa, cebolinha, pimenta, alecrim, sálvia, orégano, manjericão, tomilho e alface.

São tipos que duram o ano todo e que deixam os alimentos muito mais saborosos para o dia a dia.

Como escolher o local da horta?

É muito importante dar atenção aos recipientes para plantio, visto que eles devem estar adequados arroz passo e é o tipo de planta que será cultivada. Além do mais, deve colaborar com a decoração.

Em espaços maiores, a irrigação pode ser feita com mangueira pead 32mm, mas em espaços maiores o cuidado é mais simples. É possível trabalhar com vasos unitários e colocá-los em prateleiras espalhadas pela casa.

Mas também existe a possibilidade de montar a horta vertical na parede. Também é possível usar jardineiras retangulares porque elas permitem o cultivo de diferentes espécies no mesmo recipiente.

Podem ser pregadas na parede ou suportes de ferro por meio de arames ou mão francesa. Só que é muito importante verificar o peso que o suporte consegue suportar porque além do vaso, também vai carregar o peso da terra, das plantas e da água.

Os vasos comuns podem ser jardineiras, meia lua ou unitários, sendo que os de meia lua são perfeitos para pendurar na parede, além disso, são feitos de cerâmica ou plástico.

Também é possível usar os vasos alternativos que são feitos do reaproveitamento de outros materiais, sendo sustentáveis e financeiramente mais acessíveis.

Podem ser pendurados em paredes de tijolo baiano milheiro, e para ter uma horta vertical totalmente orgânica, algumas pessoas também utilizam cascas de coco porque remetem a um estilo natural.

Outra boa opção é reaproveitar caixas de madeira de alimentos, que além de serem ótimas para organizar os vasos também trazem uma decoração mais rústica para o ambiente.

Agora, se a intenção é fazer uma horta vertical e adotar um estilo industrial ao mesmo tempo, uma boa opção são os canos de PVC.

Como alternativa estética, existe a possibilidade de adicionar floreiras e pallets, pois ajudam a delimitar a área ou criam um espaço original para o cultivo da horta.

A remoção de terra desse tipo de plantio é muito mais fácil e simples do que acontece em grandes plantações, mesmo assim, a hortinha precisa de cuidados diários.

Ela é muito comum em apartamentos pequenos ou casas compactas, inclusive, esse tipo de imóvel costuma se beneficiar muito das hortas verticais. Tanto é que existem técnicas de jardinagem que usam recursos para que as plantas cresçam para cima.

Isso ajuda a cultivar diferentes espécies, sem ter que se preocupar com o espaço. É uma atividade que traz muitos benefícios para a alimentação e ainda torna o ambiente muito mais agradável próximo da natureza.

Para melhorar ainda mais o espaço, algumas pessoas investem em sistema de irrigação por gotejamento jardim vertical e isso melhora ainda mais o cultivo e a qualidade das hortaliças.

Considerações finais

Ter uma horta em casa é muito vantajoso para a alimentação e para a saúde como um todo porque além de garantir a qualidade dos alimentos, também melhora a estética do ambiente, reduz a temperatura interna e cria um espaço acolhedor.

Quem vive nos grandes centros urbanos tem muito o que ganhar com as hortas verticais, além de serem ótimas opções de atividades com as crianças.

A jardinagem é algo que estimula a paciência, a ecologia e a responsabilidade, além de melhorar a coordenação motora e a percepção da vida.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Visited 1 times, 1 visit(s) today