Siga-nos

Brasil

Prazo para prova de vida de aposentados e pensionistas termina dia 29

Mais de 4 mil beneficiários ainda não realizaram o procedimento no mês de abril. Pendência pode levar a bloqueios no pagamento…_

Publicado

em

A data da prova de vida continua sendo o mês de aniversário, a contar da data de aniversário do titular do benefício, o INSS terá 10 meses para comprovar a vida da pessoa. Caso o INSS não consiga reunir informações suficientes de comprovação de vida nesse período, o segurado ainda terá mais 60 dias (dois meses) para comprovar que segue vivo.

Para que os aposentados e pensionistas estaduais que aniversariam no mês de abril, o prazo para que possam se submeter à prova de vida termina no sábado (29). A notícia foi divulgada pela Superintendência de Previdência do Estado (Suprev). Quem não realizar o procedimento chamado de prova de vida, pode ter o benefício suspenso.

Dos 11.372 beneficiários convocados pelo órgão no início deste mês, cerca de 4, mil ainda não compareceram para realizar a atualização. Desde o início deste ano, o cronograma de convocação dos pensionistas do Estado passou a seguir a mesma regra já adotada para os aposentados, que é realizar a prova de vida sempre dentro do mês do próprio aniversário.

A Suprev oferece três modalidades de realização da prova de vida: por aplicativo, por vídeoatendimento ou presencialmente nos postos da Rede SAC. Disponível apenas para os beneficiários que estão dentro do prazo, a Prova de Vida Digital pode ser feita de qualquer celular com acesso à internet por meio do aplicativo GOV.BR. Para isso, é preciso baixar o aplicativo e abrir uma conta no GOV.BR. No canal da Secretaria Estadual de Administração (Saeb), os usuários encontram um vídeo com o passo a passo completo para o procedimento. Já os serviços por vídeoatendimento e presencial estão disponíveis para todos os convocados, incluindo os faltosos. Em ambos os casos, os beneficiários fazem o agendamento prévio por meio do SAC Digital ou no call center da Suprev/SAC pelos telefones 0800 071 5353 (para ligações gratuitas por celular ou fixo, de qualquer lugar do Brasil) e (071) 4020-5353 (só para Salvador e Região Metropolitana, de telefone fixo ou celular).