Connect with us

Bahia

Bahia se prepara para a 4ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude com etapa estadual

Governo da Bahia lança etapa estadual focada em ‘Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem Viver’ para ampliar debate sobre políticas para a juventude

Publicado

em

Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude

Etapa estadual da 4ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude | Foto: Rafael Martins/GOVBA

O Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Relações Institucionais (Serin), convoca jovens e representantes dos órgãos da juventude para a etapa estadual da 4ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude. O tema desta fase, que precede o encontro nacional, é ‘Fortalecer o presente, construir o futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem Viver’.

De acordo com o regimento interno estadual, conferências municipais e macroterritoriais serão organizadas entre 19 de setembro e 9 de outubro. Nivaldo Millet, coordenador-geral de Políticas de Juventude (Cojuve), ressalta que esses encontros locais são vitais para “compreender as dificuldades dos municípios e consolidar uma política mais ampla e eficaz para resolver os problemas da juventude baiana”.

Nivaldo Millet afirma que a Bahia será uma presença forte e organizada na conferência nacional, destacando que o estado é um dos líderes em formulação de políticas públicas no Brasil, especialmente em áreas como educação e emprego para jovens. “Antes de garantir a participação nas conferências estadual e nacional, é crucial estar próximo dos territórios, da sociedade civil e dos conselhos atuantes, para construir dias melhores para a juventude da Bahia e do Brasil”

, acrescentou.

A etapa estadual, programada para outubro, incluirá debates em torno dos 12 eixos do Estatuto da Juventude (Lei 12.852, de 05 de agosto de 2013). Estes eixos abordam temas críticos como direito à cidadania, à educação e ao trabalho. Denilson Santana, presidente do Conselho Estadual (Cejuve), sublinha o compromisso do órgão em priorizar programas como Partiu Estágio, Mais Futuro e Primeiro Emprego. “Vamos fazer um novo levantamento das demandas relacionadas à juventude baiana, promovendo um diálogo de compromisso com representantes da sociedade civil e dos órgãos públicos”, informou. A Conferência Nacional está marcada para dezembro deste ano.

Da redação do Portal Falabarreiras.com com informações da Secom Bahia