Meio Ambiente
Lobo-guará vítima de incêndio florestal é resgatado pelo Inema
Lobo-guará vítima de incêndio florestal no Cerrado baiano é resgatado pelo Inema e recebe cuidados no Parque Vida Cerrado
Lobo-guará resgatado após incêndio florestal recebe tratamento especializado no Parque Vida Cerrado | Foto: Thiago Jr. Ascom Sema/Inema
Resgate de lobo-guará vítima de incêndio florestal pelo Inema
Notícias do Oeste: A equipe do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) realizou o resgate de um lobo-guará, que foi gravemente ferido durante um incêndio no Cerrado baiano. O resgate ocorreu em Coaceral, no município de Formosa do Rio Preto, Oeste da Bahia. O animal, um filhote de aproximadamente quatro meses, apresentava queimaduras graves nas patas e sinais de desidratação.
De acordo com Danilo Cezar Souza, técnico da Unidade Regional (UR) de Barreiras e responsável pelo resgate, o lobo-guará estava debilitado. “Ele tentou fugir das chamas, mas, devido às queimaduras, não conseguiu se locomover muito”, afirmou Danilo. O filhote foi imediatamente encaminhado ao Parque Vida Cerrado, onde está recebendo cuidados especializados.
Cuidados veterinários e estado de saúde
A veterinária Paula Damasceno, que está responsável pelo tratamento do animal, informou que o lobo-guará chegou em estado grave. “Estamos tratando das queimaduras de segundo grau e estabilizando o quadro dele. Ainda não está fora de risco, mas estamos fazendo o possível para sua recuperação”, explicou.
O Parque Vida Cerrado, que já acolheu outros animais em situações semelhantes, também está cuidando de um filhote de cachorro-do-mato resgatado na região de São Desidério. Embora não tenha sido vítima de queimadas, o animal apresentava sinais de desidratação e foi levado ao Parque para reabilitação.
Iniciativa de reabilitação de lobos-guará no Oeste da Bahia
Desde 2021, o projeto de reabilitação de filhotes órfãos de lobo-guará, desenvolvido em parceria com o Governo da Bahia e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), tem atuado para preservar essa espécie emblemática do Cerrado. Gabrielle de Rosa, coordenadora do Parque Vida Cerrado, destacou a importância do projeto para a fauna local. “Nossa missão é monitorar áreas agrícolas que possam abrigar a reabilitação e posterior soltura desses animais”, afirmou.
Compromisso com a conservação ambiental
O Programa Bahia Sem Fogo, uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, tem sido fundamental no combate às queimadas e na preservação do Cerrado e sua fauna. Através de ações como a Ronda Verde e a Blitz Educacional, as autoridades têm trabalhado na conscientização das comunidades locais e na fiscalização de áreas de risco.
O serviço de resgate de animais silvestres, disponível pelo WhatsApp (71) 99661-3998, é uma importante ferramenta para que a população contribua diretamente com a preservação da fauna nativa.
Falabarreiras, notícia é pra sempre!
Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
Falabarreiras Notícias 01
Falabarreiras Notícias 02
Falabarreiras Notícias 20
Falabarreiras Notícias 42
Falabarreiras Notícias 43
Falabarreiras Notícias 44
Falabarreiras Emprego 01
Falabarreiras Emprego 15
Falabarreiras Emprego 16
Falabarreiras Emprego 17
Falabarreiras Emprego 18