Brasil
Dinheiro esquecido: Banco Central libera consulta e saque
Titulares de contas bancárias podem resgatar valores esquecidos pelo sistema do Banco Central | Foto: Marcelo Casal Jr./Agência Brasil
Notícias do Brasil: O Banco Central (BC) anunciou que estão disponíveis para resgate cerca de R$ 8,56 bilhões referentes ao mês de julho no Sistema de Valores a Receber (SVR). Este sistema permite a consulta de dinheiro esquecido por pessoas físicas e jurídicas, sendo possível verificar valores que podem estar retidos em contas bancárias, consórcios e outras instituições financeiras.
Como consultar e resgatar os valores esquecidos
A consulta pode ser feita diretamente no site oficial do Banco Central. Os titulares de contas bancárias ou seus representantes legais devem fornecer uma chave PIX para a devolução dos valores. Caso não possuam uma chave cadastrada, é possível entrar em contato com a instituição financeira para combinar outra forma de recebimento ou criar uma chave e retornar ao sistema para solicitar o resgate.
Se os valores forem de pessoas falecidas, herdeiros, inventariantes ou representantes legais devem preencher um termo de responsabilidade antes de iniciar o processo de consulta e retirada dos montantes.
Prazo para resgate
De acordo com o projeto aprovado no Senado e na Câmara dos Deputados, os titulares têm até 30 dias após a publicação da norma para resgatar os valores disponíveis. Caso contrário, os recursos serão direcionados ao Tesouro Nacional
Dinheiro esquecido será usado pelo governo
O governo federal poderá utilizar os valores que não forem resgatados pelos titulares para compensar perdas de arrecadação, especialmente com a desoneração de setores econômicos e prefeituras. Segundo o senador Jaques Wagner, as propostas são resultado de uma colaboração entre o Senado e o Ministério da Fazenda, com o objetivo de ajudar a equilibrar o orçamento e atingir a meta de déficit zero para 2024.
O dinheiro esquecido é, portanto, uma oportunidade tanto para os cidadãos recuperarem seus valores quanto para o governo federal utilizar recursos não reclamados para ajustar as contas públicas.
Falabarreiras, notícia é pra sempre!
Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
Falabarreiras Notícias 01
Falabarreiras Notícias 02
Falabarreiras Notícias 20
Falabarreiras Notícias 42
Falabarreiras Notícias 43
Falabarreiras Notícias 44
Falabarreiras Emprego 01
Falabarreiras Emprego 15
Falabarreiras Emprego 16
Falabarreiras Emprego 17
Falabarreiras Emprego 18