Agro
Ingredientes baianos da Agricultura Familiar brilham em congresso de nutrição em São Paulo
Produtos como Licuri, Pasta de Castanhas de Caju e Flocão de Milho Não-Transgênico encantam chefs e nutricionistas no XVII Congresso Internacional de Nutrição Funcional


XVII Congresso Internacional de Nutrição Funcional em São Paulo | Foto: Divulgação
Produtos baianos oriundos da agricultura familiar, como Licuri, Cacau em pó, Pasta de Castanhas de Caju e Flocão de Milho não transgênico, ganharam destaque na Cozinha da Sociobiodiversidade, espaço do XVII Congresso Internacional de Nutrição Funcional. O evento foi realizado no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.
O estande “Estrelas da Bahia” foi uma das atrações do congresso, organizado pelo VP Centro de Nutrição Funcional. Este espaço foi viabilizado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), ligada à Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (SDR), e contou com a parceria do Polvo Lab, um fundo privado focado em impulsionar cadeias produtivas sustentáveis.
Roberta Azevedo, nutricionista e chef, que coordenou a Cozinha da Sociobiodiversidade, elogiou o potencial dos produtos baianos. “Foi um prazer receber chefs e palestrantes para discutir a importância da sociobiodiversidade na alimentação, com produtos vindos da Amazônia, Caatinga, Cerrado e, claro, da Bahia”, afirmou.
Entre os pratos que arrancaram elogios estavam o Mousse de Chocolate Vegano, feito com produtos da Cooperativa dos Cajucultores Familiares do Nordeste da Bahia (Cooperacaju) e da Cooperativa de Serviços Sustentáveis da Bahia (Coopessba), e o Ceviche de Pirarucu de Manejo, ambos preparados pela chef Roberta Azevedo.
Outros chefs também se destacaram. Priscila Deus apresentou a Barriga de Pirarucu com Purê de Banana da Terra e Farofa de Licuri da Coopes, enquanto Eduardo Riba surpreendeu com seu Capuccino de Cogumelo, que levava Flocão de Milho não transgênico da Cooperativa Agropecuária Mista Regional de Irecê (Copirecê).
Ícaro Rennê, presidente da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bahia (Unicafes-BA), expressou satisfação com o evento: “Ver nossos produtos sendo utilizados em receitas de chefs renomados reforça a qualidade e o sabor único que a agricultura familiar pode oferecer”.
O público paulistano já pode encontrar produtos da agricultura familiar baiana em locais como Santa Luzia, Instituto Chão, Restaurante Mocotó, Armazém do Campo e Instituto Auá. A expectativa é que esses ingredientes conquistem ainda mais espaços em todo o Brasil.
Da redação do Portal Falabarreiras.com com informações da CAR