Connect with us

Policial

Bahia registra a maior queda em mortes violentas dos últimos 12 anos

A Bahia obteve uma redução de 15,6% nas mortes violentas em 2024, com atuação reforçada das forças de segurança no combate ao crime.

Publicado

em

Queda em mortes violentas

As forças de segurança da Bahia seguem intensificando o combate ao crime organizado, resultando em recordes de apreensão de armas e redução de mortes violentas | Foto: Haeckel Dias/AscomPC

Notícias policiais: A Bahia vem alcançando um marco histórico na segurança pública em 2024. Os meses de maio, junho, julho e agosto apresentaram os menores índices de mortes violentas de toda a série histórica do estado, que começou a ser consolidada em 2012. A redução expressiva de 15,6%, comparada ao mesmo período de 2023 (janeiro a agosto), representa um avanço significativo no combate à criminalidade.

Integração de forças no combate ao crime organizado

Para o secretário de Segurança Pública do Estado, Marcelo Werner, esses resultados são frutos do esforço contínuo das forças de segurança. “O nosso trabalho é pautado na integração das Forças Estaduais e Federais, no fortalecimento das ações de inteligência e no investimento, com a contratação de novos policiais e aquisição de equipamentos”, afirmou o secretário.

A atuação conjunta resultou na apreensão de 80 líderes de facções criminosas somente em 2024. Além disso, 55 fuzis foram retirados de circulação, contribuindo para um total de quase quatro mil armas apreendidas. Essa média, que chega a 16 armas por dia, reforça a importância das operações policiais no estado. Outro destaque foi a apreensão de 6,8 toneladas de drogas até o final de agosto, além da desarticulação de 15 laboratórios de produção de entorpecentes.

Outras quedas expressivas na criminalidade

A redução da criminalidade não se limita apenas às mortes violentas. A Bahia também registrou uma queda de 34% nos roubos a ônibus e 16% nos roubos de veículos, quando comparados aos primeiros oito meses de 2023. Os ataques a bancos, por sua vez, tiveram uma redução ainda mais expressiva, de 75%. Esses avanços são reflexo de uma política de segurança pública focada no fortalecimento das ações de inteligência e no combate sistemático às organizações criminosas.

As forças de segurança da Bahia continuam comprometidas em manter a queda em mortes violentas e outros tipos de crimes, promovendo mais segurança e proteção para a população do estado.

Falabarreiras, notícia é pra sempre!