Siga-nos

Barreiras

Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito realiza reunião para apresentar empresa responsável pela implantação da Zona Azul em Barreiras

Publicado

em

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito, realizou na última semana, uma reunião com representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas de Barreiras (CDL) para apresentar a empresa M2R, responsável pela implantação do Estacionamento Rotativo na Capital do Oeste e conhecessem sobre todo o processo que envolve a implantação, concessão do sistema rotativo de vagas de estacionamento que tem como um dos seus principais objetivos democratizar o uso dos espaços públicos.

Participaram da reunião que aconteceu na sede do Quartel da Guarda Municipal, o vice-prefeito, Emerson Cardoso; o secretário e subsecretário de Segurança Cidadã e Trânsito, Junior Sampaio e Cristiano Rans; o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Roberto Carvalho; o vereador Rider Castro; os representantes da empresa M2R, engenheiro Daniel Castro e a engenheira, Athanasia Michalopoulos; presidente Thiago Quinteiro e demais membros da diretoria.

Durante o momento de explanação sobre a implantação do estacionamento rotativo em Barreiras, os engenheiros tiraram as dúvidas dos presentes e apresentaram algumas informações sobre prazos, tempo e tarifas. Segundo o engenheiro, Daniel Castro, a tarifa terá o valor de R$2,00 para automóveis, no qual o pagamento será comprovado mediante aplicativo da empresa aos monitores do estacionamento ou poderá ser pago aos monitores que tem permissão de uso das áreas integrantes do sistema, que terão todo o aparato necessário para o recebimento. A tolerância para essa primeira hora será de 15 minutos.

Nesse primeiro momento, as motocicletas estão isentas da taxa, mas só poderão estacionar nos locais específicos para elas, que também será sinalizado dentro do perímetro do Estacionamento Rotativo. O tempo de estacionamento será de no máximo 2h, na mesma vaga. Vale destacar que se o veículo estacionado não utilizar todo o seu tempo em uma vaga, o motorista poderá estacionar, dentro do perímetro do estacionamento rotativo em outra vaga, e utilizar o restante da fração da hora dentro do tempo contratado.

“Quando o motorista acionar o aplicativo para validar o tempo, o aplicativo informará quando o horário da primeira hora estiver finalizando, como o tempo máximo são de 2h, na mesma vaga, é importante ressaltar isso, se o motorista, por exemplo, estiver no entorno do comércio e ver que a primeira hora dele está se encerrando e ele precisa de mais um tempo, pelo próprio aplicativo, ele poderá validar o estacionamento por mais uma hora, não havendo a necessidade de se deslocar até o local estacionado. Caso ele ultrapasse aquelas 2h na mesma vaga, ele será passível de autuação pela fiscalização”

, pontuou Daniel.

Em um prazo, em média de 90 dias, será feito um trabalho educativo com os motoristas da cidade para utilização do estacionamento rotativo. Ainda de acordo com os representantes da empresa M2R, será construída uma sede da empresa em Barreiras, onde as pessoas poderão tirar suas dúvidas e adquirir seus bilhetes. A Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito através dos Agentes de Trânsito fará a fiscalização. Já a partir da segunda quinzena de junho, a empresa dará início ao processo de sinalização horizontal e vertical em todo o perímetro do estacionamento rotativo.

“Depois da audiência pública e processo licitatório, já foi dada a ordem de serviço para a implantação do estacionamento rotativo de Barreiras. E nesta tarde, apresentamos para os membros da diretoria da CDL, a empresa que realizará essa implantação a partir de junho. O estacionamento rotativo traz benefícios, porque vai dar maior regularidade, fluidez, e atrativo para que o comércio seja potencializado com o maior número de pessoas circulando pela área. Por exemplo, uma vaga que poderia ser ocupada por um único veículo ao longo do dia, vai ser usada por mais veículos. Para automóveis, serão aproximadamente 2.500 vagas”, pontuou o secretário de Segurança Cidadã e Trânsito, Junior Sampaio, destacando que durante a implantação do estacionamento rotativo, todas as ações serão executadas dentro das leis de trânsito, onde serão destinadas 5% das vagas para idosos e 2% para cadeirantes e também será cobrado o valor de R$ 2,00 a hora.

Dircom Barreiras

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fala Barreiras