Siga-nos

Barreiras

Curso de Capacitação da Brigada de Incêndios Florestais é concluído em Barreiras

Publicado

em

Foi concluído na última sexta-feira (21), o Curso de Capacitação dos candidatos aprovados no Teste de Aptidão Física (TAF) e Teste de Habilidades no Uso de Ferramentas Agrícolas (Thufa), para a formação da Brigada Florestal. Foram cinco dias de aprendizado, com 40 horas de módulos teóricos e práticos das equipes atuantes no combate aos incêndios florestais. A ação é uma parceria da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo).

O programa das aulas incluiu informações sobre o Ibama, o PrevFogo, conceitos básicos, legislação, organização e segurança, manejo integrado do fogo, equipamentos e ferramentas, comportamento do fogo, combate aos incêndios florestais, técnicas de queima controlada, desmobilização e primeiros-socorros, dentre outros. As aulas foram ministradas pelo coordenador Estadual do PrevFogo/Ibama, Denilson Barbosa de Oliveira, onde 43 alunos participaram dessa capacitação, e destes, os 30 mais bem avaliados irão formar a Brigada de Incêndios Florestais, composta por 2 chefes de brigada, 4 chefes de esquadrão, e 24 brigadistas de combate.

“Essa etapa é de preparação para o período crítico de ocorrência de incêndios na região Oeste que se dá no período de junho a novembro. Após a seleção, esses brigadistas serão contratados e atuarão no período de 6 meses na prevenção e combate a incêndios, e isso se dá pelo esforço conjunto e na parceria estabelecida entre Prevfogo, Ibama, Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e demais parceiros como a Unifasb, que nos cedeu o espaço para o curso teórico e prático. Sem essas parcerias no período crítico de combate os resultados não são tão positivos como desejados”

, pontuou o coordenador, informando também que essa parceria entre a Secretaria e Ibama vêm para contornar os problemas ocasionados pelos incêndios florestais com atividades de prevenção, educação ambiental, restauração de áreas degradadas pelo fogo, além da recuperação de nascentes, que a brigada virá a executar no seu período de contrato.

Já o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade pontuou, que a formação da brigada do Prevfogo é importante para proteger a vida, bem como para reduzir as consequências e os danos ao meio ambiente. “Estamos realizados em ter uma brigada federal em nosso município, combatendo os incêndios florestais e trazendo segurança à população e proteção a fauna e flora do nosso cerrado, que é sempre uma região suscetível a ocorrência de incêndios por conta da estiagem, baixa umidade, volume de matéria seca e velocidade dos ventos”, destacou Demósthenes Júnior.

Dircom Barreiras

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fala Barreiras