Siga-nos

Barreiras

EQUILIBRANDO PARA EQUILIBRAR:
2º Workshop do projeto Somos Rede reúne docentes no Clube Sindcob

Professores já aguardam a próxima edição que já está agendada para outubro…

Publicado

em

Saúde Mental

A saúde mental pode ser definida como o equilíbrio das emoções e pensamentos, a forma de lidar com as adversidades, cobranças e mudanças que ocorrem ao longo da vida. Se toda essa atividade comportamental não está de acordo com o esperado para uma vida saudável, podemos estar diante de transtornos, doenças ou sofrimentos mentais.

Nesse contexto, a saúde do professor é um tema que adquire crescente relevância, pois tal profissão é considerada como uma das mais estressantes. Apesar de ter uma profissão extremamente importante para o país, os professores passam por diversas situações no trabalho que contribuem para o esgotamento mental e emocional. Uma das medidas importantes para prevenir   adoecimento mental em professores é tornar a saúde mental um dos itens de atenção. Saber identificar, ouvir e apoiar um professor que esteja passando por um período de esgotamento profissional, ansiedade ou depressão irá promover um senso de acolhimento.

É extremamente importante tornar a pauta coletiva, por meio de oficinas, eventos e reuniões pedagógicas que ampliem a discussão e promovem espaços de expressão e de discussão. Reforçar os fatores individuais, familiares, escolares e comunitários de proteção e tratar os fatores de risco é importante para fortalecer a rede de atenção à saúde mental desses profissionais.

Foi com esse objetivo que o projeto Somos Rede, idealizado por Carlos Cruz, realizou em Barreiras, oeste da Bahia, o segundo Workshop para professores com o tema “Equilibrando para equilibrar”. O evento aconteceu na manhã desse sábado, 22 de abril, das 7:30h às 12h, no Club do Sindcob. De forma leve e bem descontraída, diversos professores puderam desfrutar de um belíssimo café da manhã e momentos de descontração com a presença da neuropsicopedagoga clínica e institucional, Andréa Cunha, a psicóloga Andressa Souza, a fisioterapeuta Marilene Santos e a esteticista Thay Ivanka.

Com o objetivo de proporcionar aos professores um momento de autocuidado com a saúde mental, a neuropsicopedagoga Andréa Cunha apresentou dicas importantes para estimular o cérebro. “O cérebro é o órgão mais importante do sistema nervoso (tem estrutura e funcionalidade), sendo através dele que tomamos consciência das informações que chegam pelos órgãos dos sentidos e precisa ser potencializado através de exercícios/atividades que os tornam mais saudável,

explica a profissional.

Saúde Mental

De acordo com Andréa, os estímulos e hábitos saudáveis transformam a rotina do ser humano levando-o a ter mais qualidade de vida e de forma equilibrada, mantendo o foco e a atenção mais consciente para não gerar dificuldades em outras habilidades, como por exemplo: dificuldade para memorizar. Conforme a neuropsicopedagoga, as principais atividades e hábitos para manter o cérebro saudável são:

  • Organização – reduzir o acúmulo de desordem no dia a dia ou excesso de informações (listas);
  • Boa alimentação;
  •  Sono reparador;
  • Atividade/exercício físico;
  • Treinamento das habilidades cognitivas através de jogos etc.

“Vale salientar, que para manter o cérebro saudável é preciso potencializá-lo de maneira saudável”, acrescenta a profissional. Os benefícios que podemos adquirir a partir dos novos hábitos são:

  • Aumento das funções cognitivas;
  • Menos riscos de demência;
  • Melhora a memória e a atenção;
  • Melhora o rendimento acadêmico e profissional;
  • Reduz o comportamento depressivo;
  •  Aumenta a disposição;
  • Mais nutrientes;
  • Melhora a produtividade;

O evento já está em sua segunda edição e surgiu da necessidade de fortalecer os professores para as diversas situações que estão enfrentando atualmente. A terceira edição já está marcada para o dia 21 de outubro desse ano e as inscrições já estão abertas. Professores da rede pública e privada podem participar. Para maiores informações, basta entrar em contato com Carlos Cruz, responsável pelo Projeto Somos Rede através do WhatsApp 77 99833 6091.

Visited 1 times, 1 visit(s) today