Siga-nos

Educação

BARREIRAS:
Estudantes de Psicologia realizam roda de conversa com lutadores de Muay Thai

História de vida e superação dos lutadores são exemplo de que o esporte pode transformar vidas e trazer muitos benefícios para quem o pratica…

Publicado

em

Superação de Vida

Na última sexta-feira (11/03), estudantes do curso de Psicologia da Unifasb, promoveram uma roda de conversa com os campeões de Muay Thai Israel Rottweiler, 29 anos, e Diogo Dias, 22 anos, sob mediação da professora Shalana Oliveira, com o objetivo de conhecer um pouco da história dos lutadores para vencer no esporte com dignidade e espírito esportivo.

Neste encontro, as futuras psicólogas puderam conhecer um pouco da história de superação dos lutadores, as dificuldades enfrentadas pelos esportistas para manter uma boa saúde mental em meio às adversidades enfrentadas na carreira buscando estar sempre no pódio.

Segundo a estudante Carla Tartari, “o que mais chamou atenção no relato dos esportistas, foi como eles usaram a ‘agressividade’, advinda de seus contextos sociais, para vencer na vida através do Muay Thai”.

Vale lembrar que esta arte marcial é mundialmente conhecida e suas técnicas são únicas e singulares, sendo muito características desta luta. Esta disciplina física e mental que inclui golpes de combate em pé, é conhecida como “a arte das oito armas”, pois caracteriza-se pelo uso combinado de punhos, cotovelos, joelhos, canelas e pés, estando associada a uma boa preparação física que a torna uma luta de contato total bastante eficiente e sua prática desenvolve um ótimo condicionamento físico, concentração e autoconfiança ao praticante.

Superação de Vida

Israel Alves de Miranda é Treinador de MUAY THAI, Professor de capoeira, proprietário das unidades de treinamento CT Rottweiller, bairro Jardim Ouro branco e Loteamento são Paulo. É profissional de MMA desde 2017 e faixa roxa de jiu-jitsu, recente campeão do The Champions. Dono do cinturão até 70 kg, também foi campeão baiano de jiu-jitsu, campeão tocantinense de jiu-jitsu e campeão do Maximum, um dos maiores eventos de MMA da Bahia. Diogo Dias (Chacal), com 22 anos é atleta de muay thai, campeão baiano, campeão brasileiro, campeão pernambucano, campeão do Maximum e campeão do invictus.

Praticar um esporte de alta intensidade como o Muay Thai é uma forma de aumentar a capacidade de superar desafios a cada treino. Cada nova técnica dominada representa uma conquista que aumenta a autoconfiança do praticante dentro e fora da academia. Além disso, os benefícios físicos que são percebidos em pouco tempo contribuem para melhorar a autoestima. Em uma aula de boxe é possível queimar entre 350 e 500 calorias, por exemplo.

Superação de Vida

Sendo assim, Israel e Diogo são um exemplo de que o esporte pode ser um instrumento de superação. Sua história inspira as pessoas a buscarem no esporte melhor qualidade de vida, superação para os desafios e motivação para nunca desistir diante das adversidades.