Siga-nos

Bahia

CRISE NO INSS:
Deputada Rogéria Santos cobra respostas do Ministro da Previdência sobre Concurso

Durante audiência, a parlamentar questiona Carlos Lupi sobre a situação dos aprovados no concurso do INSS de 2022, diante do grave déficit de funcionários

Publicado

em

Deputada Federal Rogéria Santos em audiência pública, questionando acerca da situação dos concursados do INSS em 2022 | Foto: Divulgação

Em uma concorrida audiência pública ocorrida na última quarta-feira (20), a deputada federal Rogéria Santos (Republicanos-BA), membro da Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados, confrontou o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, sobre o destino dos candidatos aprovados e listados no banco reserva do concurso do INSS de 2022.

A FENASPS, Federação Nacional do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social, evidenciou que o núcleo da crise no INSS é a carência de servidores, problema que se intensificou recentemente, resultando na perda de 50% de seu quadro funcional. Atualmente, o INSS opera com uma lacuna de 23 mil servidores, mantendo pouco mais de 19 mil em atividade.

Santos expressou que foi procurada por várias pessoas desejando que tal interpelação fosse feita ao ministro: “Tornei-me a voz da minha rede social, pois desde o anúncio da sua participação aqui, internautas pediram que eu trouxesse um questionamento sobre a convocação dos reservas do concurso do INSS em 2022, visto que foram convocados mil, mas ainda faltam mais mil”

, destacou.

A resposta de Lupi apontou para a necessidade de uma autorização da Casa Civil e a urgência em resolver o déficit de pessoal: “Nossa questão de pessoal é muito grave, depende de uma segunda rodada com a Casa Civil para autorizar. Atualmente, temos de funcionários metade do que tínhamos há 12 anos atrás”, enfatizou.

Este embate ilumina a necessidade premente de resoluções efetivas para os problemas estruturais do INSS, uma instituição vital para a garantia dos direitos previdenciários dos cidadãos brasileiros.

Da redação do Portal Falabarreiras com informações da Ascom da Deputada Rogéria Santos

Visited 1 times, 1 visit(s) today
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *