Siga-nos

Tecnologia

Treine seu cérebro para melhorar sua concentração

Estamos cada vez mais dispersos, segundo a Universidade Técnica da Dinamarca e várias outras pesquisas e artigos científicos

Publicado

em

Treine seu cérebro para melhorar sua concentração

Imagem destaque: reprodução A Terceira Idade

Um assunto recorrente em pesquisas nos últimos anos é o impacto da tecnologia nas vidas das pessoas. Como com tudo, há os aspectos positivos e os negativos. No caso da nossa capacidade de atenção e concentração e como lidamos com tópicos do momento, um desafio se apresenta: estamos cada vez mais dispersos, segundo a Universidade Técnica da Dinamarca e várias outras pesquisas e artigos científicos.

Contudo, a concentração, assim como outras habilidades, é uma questão de treino e aplicação. E justamente com a internet e diversas iniciativas interessantes é possível melhorar sua concentração para ter um melhor desempenho no seu dia a dia. Seja para trabalhar, estudar ou até para tirar o máximo proveito da prática de esportes e hobbies em geral.

Aplicativos e tutoriais podem ajudar imensamente

Com a popularização dos smartphones sendo algo inegável, o alcance dos aplicativos se tornou algo gigantesco, ainda mais os que têm versões gratuitas ou usam o modelo freemium – em que o app tem seu download gratuito, mas oferece também funções a mais que são pagas.

Aplicativos como o Calm, por exemplo, são excelentes para dar um descanso para sua mente no meio dos dias ou ao final deles. O Calm é um app de meditação que incentiva a respiração pausada, exercícios leves e, finalmente, a desconexão e relaxamento.

O primeiro passo para melhorar sua concentração é justamente saber dar preferência ao que importa e se desligar de todo o resto. E isso é melhor feito quando você não está cansado. Por isso é interessante que os exercícios para treinar seu cérebro sejam feitos logo no começo do dia, aproveitando sua mente fresca e corpo descansado.

O Lumosity é um aplicativo de jogos de lógica, pensamento rápido e puro exercício mental. Logo no começo o app tem uma tipo de formulário que ajuda a entender o que o usuário procura e o que ele quer desenvolver. A concentração é um dos itens disponíveis.

Assim é criado um plano diário de exercícios gratuitos – sendo cinco no total, três de graça e dois acessados no modo premium – que irão desenvolver as aptidões e trabalhar nos itens selecionados. Sem dúvidas isso te ajudará na sua concentração também.

Treine seu cérebro para melhorar sua concentração
Imagem reprodução Canção Nova

Por fim, nada melhor do que aprender algo para motivar suas jornadas de conhecimento e melhorar sua concentração. O Duolingo é mais um aplicativo com excelentes funcionalidades gratuitas e que, com seu modelo de gamification, torna divertido aprender um novo idioma, que é sempre um conhecimento útil e valorizado no mercado de trabalho.

Jogos de estratégia em cassinos podem ajudar

A melhor forma de aprender algo é se divertindo. Por isso, o citado gamification avança com força: ao criar joguinhos para ensinar temas mais complexos, oferecendo recompensas instantâneas, com cores vivas e locuções divertidas, o processo se torna mais leve. É mais fácil se concentrar, avançar nas matérias e saber se você está indo bem ou não comparado ao estudar usando uma apostila.

O mesmo se aplica a jogos como o Blackjack online, por exemplo. Conhecido também como 21, o jogo é tradicional entre os amantes de cartas, mas tem potencial para ser muito mais popular pela facilidade em jogá-lo – você só precisa de um baralho – e da excelente e apaixonante estratégia que existe por detrás do jogo.

Uma partida de Blackjack tradicional coloca o jogador e a casa frente a frente. O objetivo é chegar perto do número 21, com as cartas numéricas tendo seu valor claro, o ás podendo valer 1 ou 11 e Dama, Valete e Rei valendo 10.

No primeiro passo o jogador recebe uma carta, a casa outra, o jogador mais uma e a casa outra, carta essa que fica virada para baixo. Se o jogador tiver um 21 (um ás e um 10, por exemplo), ganha automaticamente. Se ficar muito abaixo, pode pedir mais uma carta, correndo o risco de passar de 21 e perder o jogo. Caso escolha ficar por isso mesmo – se tiver um 17, 18, 19 ou 20 – a segunda carta da casa é virada e a mesa pode pedir mais, correndo o risco de estourar também (burst).

Essas nuances e várias outras – como o seguro ou dobro ou nada – gera um nível de sofisticação que exige conhecimento e muita concentração, além de lógica e raciocínio rápido. Tudo isso pode ser alcançado em um jogo online acessível para todos, inclusive para aqueles que não querem arriscar seu próprio dinheiro.

Treine seu cérebro para melhorar sua concentração
Imagem reprodução A Terceira Idade

Jogos de estratégia são excelentes para treinar seu cérebro e ajudar a desenvolver a habilidade da concentração e do raciocínio lógico. Além do Blackjack, o pôquer também é indicado para isso, assim como o Sudoku, palavras cruzadas e até jogos de tabuleiro como “War” (que também tem sua versão virtual).

Se estar conectado o dia inteiro pode trazer alguns prejuízos, há também muitas coisas das quais se pode tirar proveito. Conheça os aplicativos citados, explore os jogos tradicionais de estratégia, como o citado Blackjack em suas versões online, e veja seu poder de concentração aumentar exponencialmente.

Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
Falabarreiras Notícias 01
Falabarreiras Notícias 02
Falabarreiras Notícias 20
Falabarreiras Notícias 42

Barreiras Notícias - Fala Barreiras