Siga-nos

Tecnologia

Como usar o WhatsApp para impulsionar os negócios

O Whatsapp veio para substituir de vez os famosos SMS e ligações convencionais. Quem nunca rejeitou uma ligação e retornou com uma mensagem pelo Whatsapp?

Publicado

em

Como usar o WhatsApp para impulsionar os negócios

Com o mundo globalizado de hoje e a população cada vez mais mergulhada nas tarefas e funções do dia a dia, o Whatsapp se tornou uma ferramenta indispensável e única na vida das pessoas.

Entre os jovens, o ícone da ligação já nem aparece mais na tela inicial do celular, ao contrário do Whatsapp que é o aplicativo mais usado entre as novas gerações e as mais antigas também. O acesso democrático ao Whatsapp foi o que tornou o aplicativo tão popular entre as pessoas mundialmente.

A praticidade de poder ligar via internet, mandar mensagens em formato de áudios e fazer ligações em vídeo a qualquer momento e em qualquer lugar são fatores que definitivamente revolucionaram a comunicação global.

Além disso, o Whatsapp proporciona experiências em grupos, como a criação de conversas e ligações grupais. Em algum momento você já mandou a mesma mensagem para várias pessoas? Com o Whatsapp é possível encaminhar a mesma mensagem para inúmeras pessoas ao mesmo tempo em apenas um clique.

Quando falamos sobre os negócios, o Whatsapp possui uma versão voltada para a área profissional chamada Whatsapp Business, focada para as empresas e empreendedores em geral.

Por meio dele é possível se comunicar com os clientes de forma muito mais rápida e fácil, além de várias outras funcionalidades que falaremos a seguir neste artigo.

O que é Whatsapp?

O nome do aplicativo nada mais é do que uma brincadeira com o termo inglês “What’s up?” que traduzido para o português significa: “E aí?” ou “Como vai?”. Por essa frase já podemos ter uma ideia geral de qual o intuito e o propósito do Whatsapp na vida das pessoas.

Ter um aplicativo para se comunicar de forma rápida e fácil em qualquer ocasião é uma das maiores vantagens do Whatsapp. Por meio dele você pode se comunicar com pessoas do outro lado do mundo, de graça e em qualquer lugar, bastando apenas o acesso à internet.

Para os empreendedores, o Whatsapp é uma das ferramentas que mais otimizam o tempo e que facilitam a vida por completo, pois o que antes era necessário reuniões presenciais, hoje é facilmente resolvido com uma ligação no Whatsapp.

Jan Koum, o criador do aplicativo, diz que seu objetivo inicial era criar um app em que fosse possível sincronizar com a lista de contatos do smartphone e as pessoas utilizassem “status” de atividades atuais, como por exemplo “estou ocupado” ou “estou em ligação”.

Com o tempo, esses status tomaram uma proporção diferente e as pessoas começaram a dialogar por meio deles. Frases como: “alguém a fim de sair hoje?” se tornaram comuns nos status dos usuários. Pensando nisso, Jan Koum começou a perceber o Whatsapp como um potencial aplicativo para troca de mensagens.

A partir de 2009, o aplicativo já se apresentava com a função de troca de mensagens e aumentou subitamente o número de usuários para 250 mil. Desde 2014 o Whatsapp é o aplicativo de mensagens mais popular do mundo.

Ironicamente, o app foi vendido em 2014 para o Facebook no valor de 19 bilhões, a mesma empresa em que anteriormente Jan Koum teria sido rejeitado em 2007.

Como usar o WhatsApp para impulsionar os negócios

Como funciona o Whatsapp Business

O Whatsapp Business veio para ajudar os pequenos empreendedores a melhorarem o atendimento por meio de uma comunicação mais direta com o cliente.

A versão voltada para os negócios aparece com o ícone central diferente, em formato da letra B e permite configurar perfis comerciais e públicos, além de cadastrar contas com telefone fixo.

O processo de cadastro passa por uma avaliação até ser aprovada pelo Whatsapp, em seguida a marca ou empresa poderá usufruir de todas as ferramentas que o aplicativo oferece e impulsionar ainda mais os negócios.

Quer saber como funciona o app? Separamos algumas dicas e funcionalidades do aplicativo que te ajudarão no processo.

Estatística

No Whatsapp Business é possível ver o número de mensagens entregues, visualizadas e recebidas na conta corporativa. Tudo isso é uma ótima forma de calcular o alcance da marca por meio do app e a gerenciar melhor as mensagens enviadas.

Catálogo de produtos

Expor os produtos e as mercadorias do seu negócio é um grande diferencial tanto para o interesse do cliente como para facilitar a venda. Ter um catálogo com informações do produto, fotos, valores, descrição e até mesmo um link para e-commerce é uma das ferramentas disponíveis pelo Whatsapp Business.

Tudo isso são elementos que facilitam as vendas e economizam o tempo do cliente e do vendedor. Muitas vezes os compradores dão preferência a produtos que estão expostos de forma mais acessível na internet, pois gera maior credibilidade para marca e por consequência o aumento das vendas.

Outro fator importante é a utilização do Whatsapp como suporte ao e-commerce, pois é utilizado como um canal direto de Televendas. Investir no e-commerce é a grande aposta do mercado atual, visto que as lojas virtuais representam um grande número de lucratividade na economia atual.

O e-commerce serve tanto para extensão das lojas físicas quanto para atuar apenas no mundo digital. Para criação das lojas virtuais basta a empresa contratar serviços de hospedagem de sites, registrar um domínio e sincronizar o acesso de televendas com um link para Whatsapp Business, o que irá facilitar ainda mais os negócios.

Como usar o WhatsApp para impulsionar os negócios

Localização

Essa sem dúvidas é uma das possibilidades mais utilizadas no Whatsapp Business, pois permite às empresas disponibilizarem a localização com endereço completo, horário de funcionamento e todas as informações necessárias para facilitar o contato com o cliente, inclusive o site da marca e o e-mail.

Além de gerar maior credibilidade, expor essas informações cria uma relação mais profissional com o cliente e faz com que ele se sinta seguro em consumir os produtos. Empresas que possuem site e e-commerce estão à frente no mercado e passam maior confiança ao consumidor.

Hoje em dia, com os preços de serviços de hospedagem e domínio cada vez mais acessíveis, a criação dessas plataformas se tornou muito mais simples do que antigamente.

Para as empresas que ainda não possuem um site e buscam maior engajamento para os negócios, assim como a criação do e-commerce, basta contratar um serviço de hospedagem de site e domínio adequado e começar a alimentar o site com uma boa identidade visual e investir no marketing digital.

Para os pequenos empreendedores que procuram um investimento menor e ainda não possuem conhecimento do assunto, algumas empresas nacionais oferecem pacotes com domínio grátis nos planos de hospedagem.

Respostas instantâneas rápidas

Você já desistiu de alguma compra pela resposta demorada de alguma empresa? Com o Whatsapp Business as marcas conseguem criar mensagens automáticas e comandos de resposta padronizados.

Receber um retorno rápido das empresas é um grande diferencial e conta muito na hora da compra.

Etiquetas e organização das conversas

Essa é uma ótima ferramenta para facilitar a comunicação com os clientes sem deixar nenhuma mensagem sem resposta. Por meio dessa função, os proprietários conseguem etiquetar as conversas de acordo com cores e categorizar os contatos e o assunto das conversas.

Ou seja, pedidos preferenciais, pedidos pendentes, pedidos pagos, entre outras etiquetas estarão disponíveis para facilitar os chats e a identificação dos clientes. Tudo isso é uma ótima forma de economizar o tempo e melhorar ainda mais a dinâmica do atendimento.

Conclusão

Já baixou o Whatsapp Business no seu smartphone? O aplicativo está disponível para iOS, Android e até mesmo na versão web. Além de todas as funcionalidades do aplicativo e as vantagens do Whatsapp Business, é muito importante ressaltar o impacto positivo desse app para os negócios.

Ele pode ser usado como estratégia de vendas, facilitador da comunicação com o cliente e possibilita uma relação direta com o consumidor. Para o mercado de e-commerce, essa ferramenta se torna ainda mais indispensável, pois é o canal principal de vendas e contato com o cliente.

Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
Falabarreiras Notícias 01
Falabarreiras Notícias 02
Falabarreiras Notícias 20
Falabarreiras Notícias 42

Barreiras Notícias - Fala Barreiras