Siga-nos

Brasil

Pais também têm Salário-Maternidade! Saiba como!

Pais adotivos, casais homoafetivos e casos de falecimento da mãe durante o parto também podem receber o benefício, segundo a Previdência Social

Publicado

em

Salário-maternidade

Há também a possibilidade de pais receberem o salário-maternidade | Foto: Freepik

Muitos trabalhadores brasileiros se perguntam como lidar com a renda nos primeiros meses após a chegada de um novo membro à família, seja por nascimento ou adoção. A boa notícia é que o salário-maternidade não é um benefício exclusivo para mães. De acordo com a Previdência Social, homens também têm direito ao auxílio em determinadas circunstâncias.

Salário-Maternidade para Pais Adotivos

Se você é pai e está considerando adotar, saiba que também tem direito ao salário-maternidade pelo período de 120 dias, o equivalente a quatro meses de afastamento do trabalho. O requerimento pode ser feito até que a criança complete 12 anos, desde que apresentado o termo judicial de guarda ou adoção.

Casais Homoafetivos

Para os casais homoafetivos que decidem expandir a família, o benefício também é uma opção. Os novos pais podem se afastar do trabalho por 120 dias e receber o salário-maternidade. Importante frisar que, se dois homens adotam uma criança, o benefício é concedido uma única vez.

Falecimento da Mãe

O benefício ainda se estende ao cônjuge ou companheiro em casos trágicos, como o falecimento da mãe durante o parto. Se a mãe já começou a receber o salário-maternidade, o pai terá direito aos valores restantes. Se o óbito ocorrer no parto, o pai receberá o benefício pelo período de 120 dias.

Para mais informações ou para fazer o requerimento do benefício, [clique aqui].

Não deixe de compartilhar esta matéria para ajudar a informar outros trabalhadores sobre seus direitos. Use as hashtags #SalárioMaternidade, #PaisAdotivos, #CasaisHomoafetivos, #PrevidênciaSocial, #FalecimentoDaMãe, e #DireitosIguais para maior engajamento.

Da redação do Portal Falabarreiras.com com informações do Ministério da Previdência Social

Visited 1 times, 1 visit(s) today