Siga-nos

Bahia

Centro de Excelência em Anemia Falciforme na Bahia revoluciona atendimento a pacientes

Assistência abrangente e multidisciplinar transforma a vida dos pacientes com anemia falciforme no estado

Publicado

em

Pacientes recebem tratamento especializado no inovador Centro Rilza Valentin, destinado a pacientes com anemia falciforme | Fotos: Matheus Landim/GOVBA

Com um olhar diferenciado e atendimento ampliado, o Centro Rilza Valentin, no bairro do Garcia em Salvador, oferece tratamento especializado e multidisciplinar a pacientes com anemia falciforme em toda a Bahia. A estrutura, inaugurada em 13 de março, é pioneira no país e gerida pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba).

Pacientes como Marineide e seu filho Miguel Júnior, que há 15 anos buscam tratamento, comemoram a mudança para o novo endereço. Segundo Marineide, “são algumas pequenas coisas que as pessoas podem pensar que não faz diferença, mas faz”.

A nova estrutura também conta com a aprovação de Miguel, cuja convivência com os profissionais da área de saúde o inspirou a cursar Farmácia. A experiência adquirida no Centro Rilza Valentin foi fundamental para o jovem, que realiza curativos semanais, transfusões de sangue cognitivas e consultas a cada 120 dias.

Outro paciente satisfeito, Robert Pereira, viaja mensalmente de Monte Santo, no nordeste baiano, para buscar medicamentos na farmácia do centro, que também fornece remédios para outras doenças hematológicas benignas hereditárias, como a hemofilia.

O Centro Rilza Valentin conta com internos, farmácia, sala de transfusão, agência transfusional, sala de fisioterapia e até brinquedoteca para crianças em tratamento. Cerca de seis mil pacientes cadastrados tiveram o atendimento ampliado em 25%, com a inclusão de outras especialidades em saúde. O centro é aberto a pacientes de todo o estado e oferece atendimento gratuito.

A Bahia possui grande incidência de anemia falciforme, uma doença genética com sintomas como anemia crônica e dor severa. Mais de 76% da população baiana é composta por negros, fazendo com que o estado seja o segundo do país em número de casos, atrás apenas do Rio de Janeiro.

O atendimento multidisciplinar do Centro Rilza Valentin inclui especialidades como ortopedia, neurologia e cardiologia, além dos serviços já oferecidos, como psicologia, nutrição, odontologia e fisioterapia. Para receber atendimento, os pacientes devem passar por triagem hematológica e, em seguida, solicitar atendimento por e-mail ou telefone.