Siga-nos

Meio Ambiente

Dia do Meio Ambiente é comemorado com o título ‘Amigo da Natureza’ pelos Agricultores do Oeste da Bahia

Categoria preserva mais de 4 milhões de hectares de vegetação nativa, além de recuperar nascentes, implantar hortas comunitárias e fazer coleta seletiva de resíduos sólidos

Publicado

em

Destaque nacional na produção de grãos e fibra, o Oeste da Bahia também ostenta outro importante título: o de polo produtor sustentável. De acordo com pesquisa realizada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), órgão ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), mais da metade da área dos imóveis rurais é destinada à preservação da vegetação nativa local, o Cerrado. Na data em que se comemora do Dia do Meio Ambiente, esta notícia chega como um presente à população do Oeste baiano.

Nos 32 municípios avaliados, a mancha verde dos espaços reservados à preservação do Cerrado dentro das propriedades recobre mais de 4 milhões de hectares, o que equivale a 52% do espaço total dos imóveis. O percentual é 2,5 vezes maior do que o exigido pelo Código Florestal – 20%. A extensão de terras reservadas pelos produtores rurais da região para a preservação foi estimada pela Embrapa Territorial a partir da análise dos dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

De acordo com o presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Celestino Zanela, a categoria é a que tem o maior interesse em preservar o meio ambiente, pois dele depende a viabilidade dos seus negócios.

“É uma questão lógica: não há como produzir sem água e solo. Então, se não cuidarmos deles, futuramente teremos que extinguir a agricultura”, pontou Zanela.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *