Siga-nos

Campeonato Brasileiro

JÁ FOI TARDE!
Queda de Gaciba na CBF; preparação do Malvadão para duelo contra Ceni; Galo em ritmo de campeão; Veja o que é notícia pelo Brasileirão

A gota d’água para a queda do ex-árbitro foi ele ter pedido que o conteúdo dos áudios fosse editado antes de ser divulgado para a imprensa…

Vídeo com o treino apronto do Flamengo para enfrentar o São Paulo!

Publicado

em

Campeonato Brasileiro

Gestão de Gaciba ficou marcada por erros de arbitragem e omissão | Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Depois de mais uma rodada com polêmica na arbitragem, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu pelo desligamento do responsável pela Comissão de Arbitragem da CBF, o ex-árbitro Leonardo Gaciba. Com uma gestão omissa e marcada por uma sucessão de erros, principalmente do VAR, a gota d’água que tornou sua permanência insustentável veio na atuação do árbitro Vinicius Gonçalves Dias Araújo na vitória do Flamengo sobre o Bahia na última quinta-feira (11).

O QUE É ISSO GACIBA?

Para piorar a situação e conforme apurado pelo jornalista dos Canais Disney, Pedro Ivo, o ex-árbitro Leonardo Gaciba teria solicitado que o conteúdo dos áudios fosse editado antes de ser divulgado para a imprensa. Tal pedido irritou a alta cúpula da entidade e só contribuiu para aumentar a pressão pela sua demissão do cargo. 

CHAMA O BOMBEIRO 

Com a missão de tirar a arbitragem brasileira do olho do furacão, a CBF anunciou o ex-árbitro Alício Pena Júnior para ficar à frente da Comissão de Arbitragem da CBF até o fim deste ano. Durante entrevista ao programa Seleção SporTV, ele falou sobre esse momento crítico dos responsáveis em cumprir as regras dentro das quatro linhas.

Campeonato Brasileiro
Ex-árbitro Alício Pena Júnior chega para tentar salvar a arbitragem nessa reta final | Foto: Laís Torres / CBF

“É um momento de dificuldade. O nosso objetivo para essa interinidade é dar aos árbitros condições para trabalhar com tranquilidade, tentar diminuir a pressão, que é muito grande. E o ambiente de pressão traz dificuldade, principalmente para o árbitro em uma tomada de decisão no campo de jogo. O objetivo é tentar dar tranquilidade, continuar buscando aproximação e manutenção de critérios e conceitos, melhorar um pouco o que temos apresentado de dificuldade e tentar, nesta reta final, diminuir a pressão sob os árbitros. Todos que trabalham sob pressão têm dificuldade em exercer sua profissão. Temos que continuar com esse aprimoramento, tentar qualificar os árbitros para este momento de dificuldade, para termos melhores arbitragens”

, avaliou.

O QUE VAI MUDAR DAQUI PARA FRENTE

“O que temos feito neste sentido é a transparência dos áudios. Um passo a mais nesse caminho. Em relação às atuações dos árbitros, vamos continuar no trabalho de aprimoramento e melhoria. Os erros precisam ser tratados. Em erros de gravidade os árbitros, infelizmente, precisam ser afastados para ter um aprimoramento. Mas queremos trabalhar na causa desses problemas. Estamos com a programação nesse sentido, atuar na causa, não na consequência”, afirmou.

ESCALAS DE ARBITRAGEM

“Antes de entrar nesse assunto, a gente falou de qualidade. Nós temos nesta rodada das Eliminatórias 13 árbitros brasileiros trabalhando. Sobre as escalas, elas continuarão sendo compartilhadas. Temos uma equipe que analisa uma série de eventos para poder designar os árbitros, sempre procurando o certo para a partida. E isso continuará sendo feito. Vamos buscar tranquilidade para os árbitros. E que os melhores estejam em campo de jogo na competição. Sempre escalar os melhores”.

INTERFERÊNCIA DO VAR

“O que temos que trabalhar, e vamos centrar esforços nisso, é preparar os árbitros do campo de jogo. É fundamental que eles estejam preparados para tomar a decisão correta, diminuindo a pressão sobre a cabine. Vamos também fazer um trabalho com o VAR para atuar quando for algo realmente previsto no protocolo, quando tenha necessidade, um erro claro e óbvio em campo, para que a gente possa diminuir o número de intervenções, mas que sejam mantidas decisões corretas. Não podemos ter um número menor de intervenção e erro persistindo em campo. O convite que me foi feito foi assumir interinamente, até o final da competição. O que vai acontecer depois disso depende da presidência da casa”, destacou.

PREPARAÇÃO DO FLAMENGO

Campeonato Brasileiro
Técnico Renato Gaúcho ganha opções para duelo contra Rogério Ceni | Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

Uma boa notícia para o técnico Renato Gaúcho para o confronto contra o São Paulo, no próximo domingo, às 16h, no Morumbi. Depois de quebrar a cabeça para montar a equipe que venceu o Bahia, o comandante rubro negro vai poder contar com o retorno de Rodrigo Caio, Willian Arão e Everton Ribeiro. Filipe Luís ainda é dúvida, enquanto Diego Alves, Arrascaeta e Pedro seguem em recuperação.

POUPAR OU ESCALAR?

Campeonato Brasileiro
Filipe Luis está recuperado e pode jogar contra o São Paulo | Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

O lateral-esquerdo já foi reintegrado ao elenco, após estar totalmente curado de uma lesão na panturrilha. Caberá ao departamento de futebol definir se já promove o retorno para essa partida ou se vai poupar e só escalar no jogo contra o Corinthians, que deve marcar a volta de Arrascaeta. O goleiro Diego Alves segue em trabalho de fortalecimento na academia, enquanto o lateral Isla está com a seleção chilena.

PREPARAÇÃO NO NINHO

Na reapresentação no Ninho do Urubu, os titulares fizeram trabalho regenerativo. Matheuzinho, Rodrigo Caio, Willian Arão, Bruno Henrique e Michael, poupados de início contra o Bahia, e Everton Ribeiro, suspenso, trabalharam normalmente e podem aparecer na equipe titular.

PROVÁVEL ESCALAÇÃO

Campeonato Brasileiro
Bruno Henrique continua devendo no ataque do Fla | Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

Renato deve escalar a equipe com a seguinte formação: Hugo, Matheuzinho, Rodrigo Caio, David Luiz e Ramon (Filipe Luís); Willian Arão, Andreas Pereira e Everton Ribeiro; Michael, Bruno Henrique e Gabriel.

GALO DESCANSA

Depois de fazer um trabalho regenerativo no dia seguinte à vitória sobre o Corinthians, na quinta de manhã, logo cedo, o técnico Cuca resolveu descansar o elenco e cancelou a atividade programada para essa sexta-feira.

DUELO DE ATLÉTICOS

Campeonato Brasileiro
Cuca resolver dar folga ao elenco e cancelou atividade desta sexta feira na Cidade do Galo | Foto: Pedro Souza / Atlético-MG

Os jogadores só voltam a treinar neste sábado, às 10h, seguindo com treino no domingo e viagem para Curitiba na segunda. O Galo Forte Vingador não entra em campo nesta 32ª rodada, já que a partida contra o Bahia foi adiada para 2 de dezembro. O time do técnico Cuca vai encarar o Athletico, fora de casa, na 33ª, apenas na terça-feira, às 16h.

TREINO FLAMENGO
Reapresentação e foco no São Paulo

Confira clicando na imagem abaixo, os jogos que serão transmitidos hoje na TV Brasileira e nos sistemas de Streaming

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Jogos-na-TV-02-1024x135.jpg