Siga-nos

Barreiras

Show da Banda 5X ELAS e reflexões sobre os cuidados com a Saúde Mental abrem as comemorações do aniversário de Barreiras

Publicado

em

Os 131 anos de emancipação política da Capital do Oeste, comemorado em 26 de maio, traz em sua programação festiva atividades que envolvem a cultura, esporte, agricultura, turismo e o cuidado com a saúde mental. Dando um destaque especial para essa temática, no dia 21 de maio, as equipes dos Centros de Atenção Psicossocial coordenarão a Exposição de Artes produzidas para mostrar que a Luta Antimanicomial foi um marco na história da psiquiatria brasileira. Esse ano as unidades de Barreiras trazem como tema: “Você me vê, mas não me olha. Até quando?”.

A Exposição de Artes será na Praça Landulfo Alves, às 16h, e contará também com a apresentação da Banda 5X ELAS que estará em Barreiras pela primeira vez. A banda formada só por mulheres irá cantar samba raiz, forró universitário, sertanejo e música popular brasileira. A temática voltada para a saúde mental, bem como o show da Banda 5X ELAS foram anunciadas no lançamento oficial da programação do aniversário do município, na última quinta-feira (7).

Conforme a coordenadora, o Movimento da Luta Antimanicomial se caracteriza pela luta dos direitos das pessoas com sofrimento mental, dentro desta luta está o combate à ideia de que se deve isolar essa pessoa, sendo que as mesmas tem o direito fundamental à liberdade, direito de viver em sociedade recebendo o tratamento de forma humanizada, e de desmistificar os preconceitos que cercam a doença mental.

“Essa será uma oportunidade da população de Barreiras e visitantes conhecerem um pouco das atividades desenvolvidas pela Saúde Mental com apoio da Secretaria de Saúde. Neste dia, teremos fotos e artes produzidas pelos pacientes dos CAPS, bem como o lançamento de uma Cartilha da Saúde Mental e a apresentação de um Cordel feito por eles. Essa é uma luta de todos nós”, destacou Denny Samper.

Dircom Barreiras

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fala Barreiras