Siga-nos

Barreiras

Projeto de implantação do Parque Natural Municipal Engenheiro Geraldo Rocha é aprovado

O Parque Natural será um espaço de preservação e socialização, melhorando a qualidade de vida e aquecendo a economia de Barreiras.

Publicado

em

Parque de Exposições

Nessa segunda-feira (27), o projeto de implantação do Parque Natural Municipal Engenheiro Geraldo Rocha foi aprovado por unanimidade pelo seu Conselho Gestor, composto por representantes de instituições públicas, organizações da sociedade civil e população de Barreiras. 

Durante esse último encontro, que foi realizado online, foram apresentados os projetos de instalações de equipamentos urbanos e espaços de lazer integrativos,  ambientes que agregam bem estar e funcionalidade, como praças arborizadas, trilhas ecológicas e esportes náuticos no Rio Grande.

Além disso, os integrantes do Conselho Gestor também puderam visualizar os projetos dos centros gastronômicos e de comércio e serviços, espaços para eventos , pistas para caminhada e corrida, ciclovias, parques infantis, pista de BMX, pista do tipo “pump track”, aparelhos de ginástica ao ar livre, pistas de skate, abrigos com mesas de pic-nic dentre outros equipamentos que também serão instalados no parque.

Projeto de implantação do Parque Natural Municipal Engenheiro Geraldo Rocha é aprovado
Foto: Dircom/PMB

Diante dessas informações e do debate acerca da análise da proposta do projeto, considerando as diretrizes estabelecidas no Plano de Manejo do Parque, o colegiado pode referendar o projeto apresentado.

Vale ressaltar que o Conselho Gestor foi formado com o propósito de debater e formular diretrizes para planos, programas e projetos referentes ao parque, além de fiscalizar sua execução e integrar a participação social em seu processo de gestão, visando a proteção ambiental.

Projeto de implantação do Parque Natural Municipal Engenheiro Geraldo Rocha é aprovado
Foto: Dircom/PMB

Conheça o Projeto do Parque Natural Municipal Engenheiro Geraldo Rocha

O Parque Natural Municipal Engenheiro Geraldo Rocha é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, criado a partir do Decreto Municipal Nº 264/2020, de 13 de novembro de 2020, e que tem uma área total de 44,54 hectares.

O objetivo da criação dessa Unidade de Conservação é preservar ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica. Além disso, o espaço foi pensado para possibilitar a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza, e de turismo ecológico.

Nesse espaço, a população barreirense também poderá encontrar um espaço de lazer e para a prática de esportes, assegurando condições de bem-estar público visando o aquecimento da economia e a melhoria da qualidade de vida da população.

Fala Barreiras