Siga-nos

Barreiras

Higienização das mãos e valores do Dulcismo são tema de encontro na OSID

A aplicação dos valores de Santa Dulce no dia a dia dos colaboradores e das unidades que são administradas pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID)

Publicado

em

Higienização das mãos

Notícias de Barreiras: “A cultura organizacional na prática da Higienização das mãos” foi o tema da palestra realizada na última sexta-feira (24) nas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), unindo colaboradores para discutir a importância do ato de higienizar as mãos. A iniciativa, promovida pelo Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (SCIRAS) em parceria com o Núcleo de Cultura Organizacional, destacou a relação entre os valores de Santa Dulce e a prevenção de infecções hospitalares.

Higienização das mãos: um gesto simples que salva vidas

Dedicado à conscientização sobre a Higienização das mãos, o mês de maio é marcado por campanhas importantes, celebrando o Dia Mundial da Higienização das mãos em 5 de maio. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a prática é crucial para prevenir infecções. “O objetivo da ação foi chamar a atenção para um gesto que, de tão simples, muitas vezes é banalizado, mas que é responsável por salvar muitas vidas”, afirmou Gustavo Mustafa, médico infectologista e líder do SCIRAS na OSID.

Valores do Dulcismo e a Higienização das mãos

A coordenadora de Cultura Organizacional, Irmã Maiara Santos, ressaltou a importância de alinhar a Higienização das mãos aos valores do Dulcismo, destacando que esse gesto não apenas salva vidas, mas também promove a paz e incentiva o amor ao próximo. “Irmã Dulce sempre enfatizou a importância da limpeza hospitalar, muitas vezes realizando essa função ela mesma. Ela cobrava que os profissionais mantivessem essa conduta, uma vez que nossos valores falam sobre cuidar e preservar a vida do outro”

, explicou.

Conscientização e compromisso contínuo

Com a presença de diversos representantes, o encontro na OSID também apresentou dados sobre o controle de infecções e próximos objetivos relacionados ao cuidado com os pacientes. A superintendente da OSID, Maria Rita Pontes, reforçou a importância de formar multiplicadores sobre o tema: “Promover espaços de conscientização para esse público é formar multiplicadores sobre a temática. Muitas vezes pensamos que a Higienização das mãos é apenas benéfica para nós mesmos, mas na verdade, o ato de higienizar é um ato de amor”, concluiu.

Higienização das mãos
Higienização das mãos

A palestra destacou a importância de integrar práticas de saúde com os valores de Santa Dulce, promovendo um ambiente hospitalar mais seguro e acolhedor para todos.

Visited 1 times, 1 visit(s) today