Siga-nos

Barreiras

Banco de Leite Humano: Ajude a nutrir vidas prematuras no Hospital do Oeste

Banco de Leite Humano do Hospital do Oeste: Junte-se à Mobilização para Alimentar Bebês Prematuros. Ajude a Salvar Vidas!

Publicado

em

Banco de Leite Humano

No final do ano passado, o Banco de Leite Humano do Hospital do Oeste (HO) foi inaugurado com o objetivo de fornecer leite materno para bebês prematuros na UTI Neonatal. Atualmente, o banco está com estoque baixo e está buscando doações em Barreiras e regiões próximas. Segundo Núbia Maia, enfermeira e coordenadora do banco, a demanda aumentou devido ao aumento de nascimentos, e eles estão incentivando as mulheres lactantes a participarem. Cada 10ml de leite doado pode alimentar dez bebês e, em muitos casos, salvar vidas.

As doações podem ser feitas no Banco de Leite Humano do HO, gerido pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), de segunda a quinta, das 7h30min às 17h30min, e na sexta-feira, das 7h30min às 16h30min. Para mulheres incapazes de ir pessoalmente, há a opção de coleta domiciliar. Núbia diz: “Para doadoras em Barreiras, podemos enviar uma equipe com os materiais necessários”. Mais informações pelo telefone (77) 3612-9497.

O Banco de Leite Humano do HO, renomado na Bahia, pode coletar até 15 litros semanais. Todo leite doado é pasteurizado e armazenado para atender às necessidades internas. Para doar, é necessário apresentar o cartão da gestante com exames importantes para o cadastro. Se a doadora não tiver esses exames, o laboratório do hospital pode realizá-los.

Maria Aparecida Silva, mãe que amamenta, atribui ao Banco de Leite Humano a recuperação de seus dois filhos durante a internação no Hospital do Oeste. Ela compartilha: “Na época, não conseguia produzir leite suficiente para ambos, mas graças a uma doação, eles se recuperaram. Agora, além de amamentar, coletar o excesso em casa para doar ao hospital se tornou um compromisso. Recebo um kit, faço a coleta e uma equipe busca, facilitando.” Para a enfermeira Núbia, “a doação de leite materno é, acima de tudo, um gesto de amor. Como disse Santa Dulce dos Pobres: ‘Quando cada um faz um pouco, o pouco de muitos se soma’.

Visited 1 times, 1 visit(s) today