Siga-nos

Barreiras

Ato pela Educação Federal neste sábado em Barreiras

Manifestantes do IFBA e UFOB reivindicam melhores condições salariais e orçamentárias em Barreiras

Publicado

em

Educação Federal

Ato pela Educação Federal acontece no sábado, 04/05

O Centro de Abastecimento de Barreiras, no Oeste da Bahia, receberá neste próximo sábado, 04/05, servidoras e servidores do Instituto Federal da Bahia (IFBA) e da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) em greve. A partir das 8h, grevistas irão se concentrar no ponto das vans, canteiro central da cidade, para reivindicar recomposição orçamentária e salarial, reestruturação das carreiras e revogação de medidas que ferem o serviço público, incluindo o Novo Ensino Médio.

Entenda a Mobilização

A greve na educação federal é produto do não avanço das mesas de negociação com o governo federal desde meados de 2023, tendo iniciada em março com a paralisação de Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) das Universidades Federais, seguido de TAEs e docentes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Juntou-se ao movimento paredista os docentes das Universidades Federais em todo o Brasil. A mobilização já conta com a adesão de milhares de servidores(as) técnicos-administrativos (TAEs) e docentes por todo o país. Na região oeste da Bahia, tanto o IFBA quanto a UFOB aderiram ao movimento nacional que busca melhorias na educação pública!

Os grevistas reivindicam melhores carreiras e um salário mais justo para os servidores da educação e a recomposição orçamentária das instituições federais de ensino, que caíram pela metade nos últimos dez anos! Portanto, está também na pauta de reivindicações, mais recursos para a assistência estudantil (merenda escolar, bolsas de estudo, moradia estudantil etc.) e mais investimentos em ensino, pesquisa e extensão (isso inclui contratação de mais professores, TAEs, construção de laboratórios mais modernos e equipados, mais incentivo à cultura e ao esporte e aumento das bolsas estudantis).

Educação Federal

Assim, toda a sociedade do oeste baiano está convidada a participar do Ato em Defesa da Educação Pública, Gratuita e de Qualidade, a ser realizado no sábado, 04/05, na Feira Livre do centro da cidade de Barreiras!