Siga-nos

Barreiras

200 anos de Independência do Brasil celebrados com desfile cívico-militar e fanfarras em Barreiras

Avenida Clériston Andrade se enche de cor e som em comemoração ao Bicentenário da Independência, com destaque para a Fanfarra do Colégio Estadual Antônio Geraldo

Publicado

em

Independência do Brasil

A Fanfarra do Colégio Estadual Antônio Geraldo (Fanceag) anima a multidão com sua apresentação durante o desfile cívico-militar em Barreiras | Foto: Dircom Barreiras

No último 7 de setembro, uma manhã ensolarada e repleta de “patriotismo e civismo” foi cenário para um grande evento em Barreiras, Oeste da Bahia. Famílias inteiras se reuniram na Avenida Clériston Andrade para assistir ao tradicional desfile cívico-militar e ao hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Barreiras.

O hasteamento das bandeiras foi marcado por atos solenes. A bandeira brasileira foi hasteada pelo Ten. Cel. Erivelton Marcos Kosciureski, comandante do 4º BEC. O comandante do CPR-Oeste, Cel. PM José Carlos Soares, hasteou a bandeira da Bahia, enquanto o prefeito Zito Barbosa ficou responsável pela bandeira de Barreiras. O Hino Nacional foi executado pela Banda Municipal 26 de Maio, sob a regência do Maestro Fábio Menezes.

A programação do desfile cívico-militar foi extensa e contou com a participação de várias instituições. O Exército Brasileiro fez presença com um carro de combate, conduzido pelo ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira, sargento Eurípedes Pamplona. Pelotões da Polícia Militar e o 17º Grupamento de Bombeiros Militar também marcaram presença.

Um dos destaques do evento foi o desfile das escolas municipais e estaduais, que este ano reforçaram a temática do bicentenário da independência. Treze escolas participaram do desfile, incluindo a Escola Municipal Itaraju Queiroz, o Colégio Municipal de Aplicação Octávio Mangabeira, e o Centro Territorial de Ensino Profissional – CETEP.

Entre as fanfarras que animaram o desfile, merece destaque a Fanfarra do Colégio Estadual Antônio Geraldo (Fanceag), que trouxe um toque especial de musicalidade e energia para as comemorações.

Além das instituições de ensino, o evento também contou com a participação do Clube dos Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia, da Grande Benemérita Loja Maçônica Fraternidade Barreirense nº 44 e um desfile de carros antigos, tornando a celebração ainda mais diversificada e rica em significado.

Com tanta variedade e entusiasmo, o 7 de setembro em Barreiras não foi apenas uma data para lembrar a independência, mas também uma celebração da diversidade e da riqueza cultural da Bahia e do Brasil.

Da redação do Portal Falabarreiras.com com informações da Dircom Barreiras

Visited 1 times, 1 visit(s) today