Siga-nos

Educação

Diante de suposta ameaça de violência, escolas de Barreiras recebem reforço policial

Para garantir a segurança nas escolas, viaturas fazem as rondas escolares em horários estratégicos, na entrada e saída dos alunos…

Publicado

em

Violência

A escola é vista como um centro de formação intelectual, de desenvolvimento e aprendizagem, um espaço constituído por segurança e proteção. Entretanto, atualmente, situações de violência e desrespeito nas instituições ganham cada vez mais destaques nas mídias e pesquisas, fazendo com que seja criada uma atmosfera de medo e vulnerabilidade, tanto para professores quanto para alunos.

Vítimas presentes nesse índice são propensas a desenvolverem problemas sérios de saúde (tanto físicos quanto mentais), abandono escolar, evasão e ensino-aprendizagem negativos, são alguns dos problemas que podem ser decorrentes da violência.

Em Barreiras, Oeste da Bahia, alguns boatos estão sendo disseminados nas redes sociais de que três grandes escolas da cidade teriam recebido ameaças de violência, causando uma onda de medo e insegurança entre alunos, professores e demais funcionários.

Diante desse fato, a secretaria de educação está reforçando a segurança das escolas para garantir a total proteção e integridade dos alunos e professores, visando tranquilizar toda a comunidade. “Tomamos algumas providências, reforçamos a segurança das escolas, colocamos mais monitoramento, orientamos os servidores e porteiros para que diante de qualquer atitude suspeita tomem as devidas providencias”, informa Isolda Maia, Diretora do NTE 11.

Em nota, a Prefeitura Municipal de Barreiras, informou à população que a partir de um cronograma pré-estabelecido, duas viaturas fazem as rondas escolares em horários estratégicos, na entrada e saída dos alunos. Áreas próximas às escolas também são monitoradas pelos guardas civis municipais como forma de inibir a criminalidade e o tráfico de drogas naquelas regiões. Duas vezes na semana a ronda é realizada na zona rural de Barreiras, nos povoados do Tatu, Mucambo, Baraúna, Barrocão, Leonídia Ayres, Vau do Teiú e KM 30 até o Rio Branco.

“A ronda escolar é um importante serviço oferecido aos cidadãos pela Guarda Civil Municipal, que, associado às rondas ostensivas e à proteção do patrimônio público, resultam na garantia de mais segurança. Importante destacar as constantes melhorias das condições de trabalho que a atual gestão mantém junto à corporação, como forma de valorizar os profissionais e buscar melhores resultados. As novas viaturas e o novo quartel da guarda, são exemplos disso”

, destaca o secretário Júnior Sampaio.

O foco principal do programa Ronda Escolar é implementar ações preventivas nas instituições de ensino, visando a redução e controle da violência e drogas. A RE se faz presente também o intuito de proteger os jovens que se encontram dentro da escola de qualquer tipo de atitudes que violem seus direitos. O objetivo é garantir segurança para estudantes, professores e pais, tanto nos estabelecimentos de ensino como nos arredores.

A Polícia Militar da Bahia também emitiu uma nota nessa sexta-feira (21) a respeito do policiamento presente nas escolas da área da 83ª CIPM.

“Nessa sexta-feira, 21, de outubro, a 83ª CIPM esteve presente nas escolas da área da Unidade, atuando não somente nas rondas ostensivas, mas visitando gestores e tratando de problemas do cotidiano escolar, que necessitam de atenção especial”, informa a nota da ASCOM/83ª CIPM.

Ainda de acordo com a nota da ASCOM, a atuação da PM mais próxima da escola atende a solicitação da comunidade escolar, diante da disseminação de boatos e informações que tem potencial para mudar a rotina da escola e precisam de ações de monitoramento e acompanhamento permanentes.