Siga-nos

Brasil

Taxa de desemprego no Brasil atinge menor índice desde 2015

Com 7,8% no trimestre encerrado em agosto, número de pessoas empregadas cresce, segundo dados do IBGE

Publicado

em

Taxa de desemprego

Taxa de desemprego atinge menor índice desde 2015, revela pesquisa do IBGE | Foto: Vagas Profissões

A mais recente informação divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que a taxa média de desemprego no Brasil chegou a 7,8% no trimestre até agosto. Esta é a marca mais baixa desde fevereiro de 2015, onde foi registrada uma taxa de 7,5%.

Conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), o número total de desempregados foi de 8,4 milhões no referido trimestre – a menor cifra desde junho de 2015. Adriana Beringuy, coordenadora da pesquisa, aponta que este cenário positivo é devido ao aumento no número de pessoas empregadas, levando à diminuição daqueles que procuram por trabalho.

Neste período, houve um acréscimo de 1,3 milhão de pessoas empregadas, totalizando 99,7 milhões. No que diz respeito ao emprego formal, o levantamento mostrou que 37,24 milhões de pessoas possuíam carteira assinada no setor privado. Além disso, a taxa de subutilização, que chegou a 17,7%, é a menor desde dezembro de 2015.

Quanto ao rendimento salarial, o Pnad revelou que o valor médio habitual para o trimestre finalizado em agosto foi de R$ 2.947, representando um crescimento anual de 4,6%. A massa de rendimento real habitual atingiu R$ 288,9 bilhões, um recorde na série histórica.

Da redação do Portal Falabarreiras com informações CNN Brasil