Siga-nos

Agro

Qual a importância de Barreiras para a região do Matopiba?

A microrregião de Barreiras é a maior produtora de grãos do MATOPIBA e merece destaque principalmente por causa do crescente aumento na produção de grãos…

Publicado

em

Matopiba

Plantação de Soja no Oeste Baiano | Foto: Reprodução Notícias Agrícolas

Matopiba é uma região formada por áreas majoritariamente de cerrado nos estados do MAranhão, TOcantins, PIauí e BAhia, para onde a agricultura se expandiu a partir da segunda metade dos anos 1980. Produz de tubérculos a frutas, passando pela pecuária, mas se destaca mesmo é no cultivo de grãos e fibras, especialmente soja, milho e algodão.

A produção agropecuária do Matopiba é marcada pelas grandes colheitas de grãos, especialmente soja, milho e algodão. A porção baiana da região é a segunda maior produtora brasileira da fibra, atrás apenas do estado do Mato Grosso. Somando toda a área de expansão, a safra local de soja e milho foi de quase 15 milhões de toneladas em 2018, o equivalente a cerca de 10% da produção nacional, de acordo com dados do IBGE processados pela Embrapa.

É nesse cenário que Barreiras se destaca como a microrregião com maior produção de grãos do MATOPIBA, liderada principalmente pelo município de São Desiderio, que é líder na produção de algodão, milho e soja.

Matopiba
Agronegócio no Oeste da Bahia é impulsionado pela produção de grãos | Foto: Reprodução Bnews

Em 2018, em entrevista ao G1, o engenheiro agrônomo e assessor de agronegócio da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Luiz Stahlke, afirmou que Barreiras se destacou com um recorde de produtividade do ponto de vista nacional na produção de soja no município.

“Os municípios produtores de soja na região oeste da Bahia estão comemorando uma safra recorde. A colheita feita entre os meses de março e abril deste ano garantiram uma média de 62 sacas por hectare, o que representa a conquista de 6 milhões de toneladas de grãos”.

Além disso, a atuação de diversas empresas na região tem fortalecido cada vez mais o agronegócio no município. Tecnologias desenvolvidas ao longo de décadas pela Embrapa e outras instituições que desenvolvem pesquisa agropecuária tornaram possível e rentável o cultivo de grãos e diversos outros produtos em áreas de cerrado, bioma predominante no Matopiba.

“O estado da Bahia é o maior produtor de soja do Nordeste. Por lá, serão colhidos mais de 5,5 milhões de toneladas nesta safra 2019/2020, segundo o último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O destaque no estado é a região oeste, com os dois maiores municípios produtores do grão: Barreiras e Luís Eduardo Magalhães”

.

Nessa região do cerrado baiano, a Embrapa vem testando também o sorgo como alternativa de cama biológica. Uma das grandes vantagens do sorgo é o sistema radicular, que melhora as características físicas, químicas e biológicas do solo.

“O sorgo dá uma palhada muito boa. Dá um grão de qualidade boa. Produz em períodos com menos disponibilidade de chuva. Nós temos resultados de colher até 80 sacos de sorgo nessa região, com menos disponibilidade de água. O sistema radicular, melhora a infiltração de água e vai melhorar as características do solo para que na safra seguinte, a cultura da soja, venha a ser estabelecida numa situação de altíssima produtividade”, ressalta o pesquisador da Embrapa, Geraldo Carneiro.

Matopiba
Produção de grãos no oeste da Bahia traz desenvolvimento | Foto: Reprodução G1 – Globo

Assim como na produção da soja, a microrregião de Barreiras, Oeste da Bahia, também é líder na produção de milho, com 24,3% de participação na quantidade produzida. Este cultivo se concentra em poucas microrregiões, em que apenas seis são responsáveis por 73,5% do total produzido no MATOPIBA: Barreiras; Alto Parnaíba Piauiense (PI), 14,5%; Gerais das Balsas (MA), 13,3%; Santa Maria da Vitória (MA), 9,9%; Alto Médio Gurguéia (PI), 5,9%; e Jalapão, 5,6%. Todas as microrregiões citadas são também grandes produtoras de soja.

Em suma, a microrregião de Barreiras é a maior produtora de grãos do MATOPIBA e merece destaque principalmente por causa do crescente aumento na produção de grãos que estabeleceu novo patamar de renda para as famílias dos agricultores, gerando novo leque de empregos diretamente nas propriedades rurais e nas cadeias do agronegócio.

Visited 1 times, 1 visit(s) today