Siga-nos

Sem categoria

Pescadores baianos recebem embarcações e equipamentos de proteção

Publicado

em

Jan Penalva | Ascom Bahia Pesca

01O Projeto Renovar, da Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), que visa substituir as embarcações pesqueiras atuais por barcos mais leves e seguros, dando mais conforto aos pescadores e contribuindo para o aumento de sua produção, foi intensificado nesta semana e está próximo de alcançar a marca de 500 barcos distribuídos, de um total de 800. Nesta nova remessa os beneficiados foram os pescadores de Barra Grande, Ituberá, Nilo Peçanha, Valença, Taperoá, Cairu e Grapiúna que receberam 36 barcos, beneficiando mais de 100 famílias.

Já na próxima semana mais de 60 famílias de pescadores de Remanso, Juazeiro, Casa Nova e Pilão Arcado serão beneficiadas com a entrega de 40 novas embarcações (nos dias 10 e 11/09). “No total, em apenas duas semanas estaremos beneficiando quase 200 famílias em diferentes regiões da Bahia, que passam a contar com um meio de transporte mais seguro e eficiente, podendo ampliar a sua área de atuação e aumentar sua produtividade. É mais peixe na mesa do pescador, mais renda para as famílias e mais pescado na feira, para o consumidor”, afirma o presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto.

Para ele, “fomentar a pesca e a aquicultura na Bahia envolve melhorar as condições de trabalho dos pescadores baianos, disponibilizando as ferramentas para aqueles que querem aumentar sua produção e renda. As novas embarcações, com 7,60 metros de comprimento, em conjunto com as demais ações que estamos implantando, vem colaborar com o crescimento da produtividade destes trabalhadores”, explica Cássio Peixoto.

O Projeto Renovar é uma parceria entre a Bahia Pesca e a Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir/Car) e visa substituir 71% da frota pesqueira do estado até o ano de 2019.

Equipamentos de proteção individual
Além da entrega das embarcações, a Bahia Pesca está distribuindo também equipamentos de proteção individual para as marisqueiras baianas. Foram entregues nesta semana, em Barra Grande e Ituberá, 80 kits contendo camisa de manga comprida, calça, boné, botas e luvas. O conjunto é confeccionado com um tecido que protege as marisqueiras dos raios solares ultravioletas, minimizando a incidência de câncer, desidratação, envelhecimento precoce da pele, além de evitar cortes nas mãos e pés.

A marisqueira Marlita Pirajá, de Barra Grande, acredita que o equipamento dará mais conforto às trabalhadoras da região. “Antes eu voltava com as mãos cortadas, os pés bastante machucados, sem falar nas queimaduras de sol. Agora a gente pode trabalhar bastante sem perder a saúde”, diz.

CadCidadão
Durante os eventos a Bahia Pesca também deu prosseguimento à inscrição dos pescadores no CadCidadão, sistema que permite o monitoramento das condições sócio econômicas dos pescadores e garante a efetiva implantação das ações e projetos produtivos disponibilizados pela empresa. A inscrição no CadCidadão também é pré-requisito para que os pescadores tenham acesso aos benefícios oferecidos pelo programas estaduais de distribuição de renda. A empresa já cadastrou quase dez mil profissionais no sistema.