Siga-nos

CARRO E MOTO

Capacete para motociclista: conheça os níveis de proteção nas estradas

Publicado

em

Capacete

Manter a segurança no trânsito pode ser um fator determinante para uma prática cidadã e, também, para a preservação da vida. Por esse motivo, torna-se fundamental entender qual o capacete utilizar para manter a segurança em motocicletas.

Pensar em infraestrutura de trânsito e todas as consequências que a disseminação de veículos trouxe para a cidade pode ser um fator importante para compreender as mais diversas perspectivas no mundo contemporâneo.

Para compreender um pouco mais a esse respeito, basta pensar nesses produtos como elementos bastante recentes na história do mundo, mas com forte apelo para as mais diversas consolidações na vida das pessoas.

Em menos de 100 anos da popularização do carro, as vias e rodovias passaram a fazer parte das mais diversas cidades no mundo e, atualmente, uma rua sem asfalto pode até ser enfrentada como um problema pelos moradores.

Ou seja, o acesso ao carro foi um dos pontos fundamentais para a mudança das estruturas urbanas e, hoje em dia, há uma diversidade bastante grande de elementos nesse sentido.

Baseando-se nisso, é possível pensar, também, em todas as perspectivas legais oriundas desses processos. Afinal, atualmente, há um código de trânsito mais rigoroso e com diversas recomendações legais e éticas nesse ambiente.

Além desses fatores, é possível pensar em uma série de serviços que surgiram desses processos, como é o caso de uma loja de guidão de moto e área relacionadas a esse universo automotivo.

Diante de todas essas mudanças, é possível entender os automóveis como elementos determinantes para as caracterizações da modernidade e, atualmente, não há como pensar em uma infraestrutura urbana sem esses aspectos.

A importância da segurança no trânsito

Como é possível notar, há uma preocupação bastante grande a respeito de como inserir o carro na vida das pessoas, sobretudo em uma dinâmica segura. Afinal de contas, esse é um elemento bastante complexo e munido de alguns riscos.

Pensar, por exemplo, em uma CNH especial moto não é apenas um fator burocrático, mas, sim, uma garantia importante de que os condutores estão cientes do código de trânsito e, também, de algumas práticas nesse sentido.

Ou seja, é preciso entender como esses aspectos de segurança são importantes para uma boa manutenção da vida. Seja do ponto de vista legal ou ético, torna-se fundamental pensar no trânsito como um ambiente social complexo.

A segurança no trânsito pode se manifestar de diversas maneiras. Todas elas, em grande medida, possuem uma influência bastante grande na preservação da vida do condutor e dos pedestres.

Por exemplo, um semáforo é determinante para garantir a organização de um cruzamento e, ao mesmo tempo, deixar a travessia de uma rua mais segura.

Além desses aspectos, o cinto de segurança tem uma capacidade bastante grande de inibir possíveis impactos dentro do carro, o que, em um acidente, pode ser um fator determinante para a preservação da vida.

Portanto, apesar de ser um fator que, muitas vezes, pode parecer incômodo, essa preocupação legal com alguns atributos nas ruas pode ser um fator importante para reduzir acidentes e deixar o transporte cada vez mais tranquilo.

Nesse sentido, a busca por boas aulas de moto para habilitados pode ser um fator bastante importante para garantir uma consciência maior dentro desses ambientes.

Seja como for, o transporte é importante, mas a segurança precisa sustentar todo esse processo e, por isso, não há como ignorar algumas perspectivas nesse sentido.

Por que usar capacete?

Quando o assunto é a segurança dos motociclistas, esses aspectos podem ser ainda mais importantes. Isso porque a moto é um veículo com menos área de proteção e, portanto, é preciso assumir alguns elementos no próprio corpo.

O uso de jaquetas mais grossas, o apelo às calças e o uso de capacete podem ser fatores importantes na hora de reduzir o atrito e o impacto em possíveis acidentes.

Manter a segurança no motociclista é um dos elementos mais importantes dentro dessas perspectivas de trânsito e, por conta disso, quanto mais o tempo passa, maiores são as exigências a respeito de todos esses elementos.

Seja um redutor de velocidade para motor de 1CV ou uma roupa voltada para a segurança, esses são aspectos determinantes para uma boa condução dentro do trânsito das grandes cidades.

O capacete, nesse caso, cumpre um papel determinante nesses processos, uma vez que eles são os responsáveis por trazer proteção à cabeça. Ou seja, é um elemento vital para a preservação da vida.

Além desses elementos, há uma série de legislações que apelam para o uso de capacete e, portanto, a ausência desse material pode ser um fator bastante complexo e trazer uma incidência grande de multas.

Esse apelo legal é, sobretudo, uma forma de trazer mais preocupações com essas perspectivas tão importantes de segurança.

Ou seja, assim como um laudo cautelar de moto é importante para manter tudo dentro da legalidade, o capacete, também, funciona como um elemento determinante nesse sentido.

Capacete tem validade?

Um ponto importante, também, é entender a respeito da longevidade de um capacete. Esse é um ponto essencial e, muitas vezes, é tratado como uma perspectiva de prazo de validade desses produtos.

Contudo, segundo o INMETRO, não há nenhum tipo de fundamentação falando do teor perecível de um capacete. Ou seja, esse é um produto que não possui identificação de validade.

Apesar disso, com o passar do tempo, a espuma de proteção em sua parte interna pode sofrer desgastes e, com isso, diminuir a eficácia e a segurança.

Um trabalhador da área de entrega de exames motoboy, por exemplo, pode usar bastante seu capacete e, por conta disso, a recomendação do fabricante é de uma troca a cada 3 anos, em usos intensos, e 5 em usos moderados.

Seja como for, apesar de não ter validade, é importante saber como identificar avarias em um capacete e, com isso, entender se a segurança está bem elaborada naquele contexto.

Tipos de capacete

Há, além de todos esses pontos, alguns modelos de capacetes e, por essa razão, cada um deles pode ter um tipo de funcionalidade e, também, trazer níveis de segurança diferentes.

Compreender um pouco melhor a respeito de alguns desses modelos pode ser tão importante quanto saber o momento de se contratar um serviço de um profissional especializado em calibrador de pneus moto.

Diante disso, torna-se essencial fazer alguns apontamentos a respeito de alguns tipos de capacetes nesse sentido. Alguns deles são:

  • Capacete fechado;
  • Capacete aberto;
  • Capacete com módulo;
  • Capacete motocross.

Esses modelos lidam de forma diferente com as perspectivas de segurança e, muitas vezes, há uma indicação específica para cada um deles.

O capacete fechado, por exemplo, é o mais seguro, uma vez que ele possui um envolvimento completo na cabeça.

Já o aberto é menos eficaz, mas acaba sendo mais recomendado para dias quentes, sobretudo por conta de seu teor mais arejado.

Os modelos com módulos são aqueles articulados. É muito comum encontrá-los em serviços de motoboys pela cidade.

Já o capacete de motocross apresenta viseiras e uma proteção para o queixo. Contudo, ele precisa ser utilizado, obrigatoriamente, com um óculos de proteção.

Como escolher um capacete?

Assim como há uma exigência cada vez maior quando uma pessoa pesquisa por oficina mecânica perto de mim, torna-se importante entender a respeito de como orientar uma boa escolha de capacete.

Antes de qualquer coisa, é preciso ter uma atenção especial para o tamanho, uma vez que um modelo mais frouxo pode prejudicar a segurança e um mais apertado desencorajar seu uso.

Além disso, há uma diversidade bastante grande de modelos a serem pensados e, portanto, é preciso saber qual se enquadra melhor com o tipo de atividade exercida.

Há outros detalhes importantes que podem elevar a qualidade do uso do capacete, como alguns com buracos para ventilação ou alguns com forro removível.

No primeiro caso, esse pode ser um elemento importante para não embaçar óculos e, no segundo, há uma preocupação com a higiene, uma vez que o capacete pode absorver uma quantidade desagradável de suor.

Considerações finais

Na medida em que o trânsito ganhou cada vez mais perspectivas de segurança, o capacete passou a ser um fator determinante para a vida das pessoas.

Por essa razão, não há como negligenciar esse item e ele pode ser um elemento tão essencial quanto a própria moto.

Garantir uma boa escolha de capacete e, com isso, um uso recorrente desse material pode ajudar a preservar a vida e, também, evitar multas.

Seja como for, pensar em modelos e, também, em elementos de segurança pode ser um fator importante para garantir um uso qualificado desse equipamento de segurança.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Visited 1 times, 1 visit(s) today