Siga-nos

Sem categoria

Estudantes da Ufob visitam posto de saúde em Barreiras

Publicado

em

Ascom Ufob

01A primeira aula de campo dos cursos de Saúde da Universidade Federal do Oeste da Bahia reuniu estudantes, professores, agentes comunitários, enfermeiros, médicos e outros profissionais da área na Unidade de Saúde da Família Dr. Jaime Dias de Lima, no bairro de Vila Dulce, em Barreiras, na manhã da sexta-feira, 24. No encontro, os alunos de Farmácia, Medicina e Nutrição conheceram a estrutura, a rotina de funcionamento e atendimento do posto.

A inserção dos estudantes desde o primeiro semestre nas comunidades está prevista no projeto pedagógico dos cursos de Saúde da UFOB e objetiva proporcionar uma formação humanística, reflexiva e crítica dos futuros profissionais. “O contato logo cedo com a realidade que vão enfrentar no seu dia a dia de trabalho na Região vai contribuir para que eles sejam capazes de atuar de maneira completa no exercício de suas profissões”, ressalta a coordenadora do Colegiado do curso de Farmácia, Vanessa Rescia.

Até janeiro de 2015, serão mais seis visitas ao bairro de Vila Dulce para, sob a supervisão dos professores, os alunos aplicarem o questionário de avaliação de fatores que impactam nos indicadores do processo de adoecimento e saúde da população, como infraestrutura e saneamento. As informações colhidas serão compiladas e servirão de base para o Observatório da Saúde, banco de dados da UFOB que ajudará a traçar um perfil epidemiológico e as necessidades da comunidade atendida.

Osmar Ribeiro

Fala Barreiras