Connect with us

Brasil

Brasil registra marca histórica em Doações de Órgãos no 1º semestre de 2023

Com 1,9 mil doadores efetivos, o país alcança um aumento de 16% em transplantes realizados em comparação ao mesmo período de 2022

Publicado

em

Doações de órgãos no Brasil

Brasil comemora o número recorde de transplantes realizados no primeiro semestre de 2023 | Foto: Reprodução Internet

Entre janeiro e junho de 2023, o Brasil atingiu um recorde notável com mais de 1,9 mil doadores efetivos de órgãos. O feito permitiu a realização de 4,3 mil transplantes, marcando um aumento de 16% em relação ao primeiro semestre de 2022, de acordo com dados do Sistema Nacional de Transplantes (SNT).

“Esse aumento expressivo demonstra a resiliência do SNT na recuperação pós-pandemia, alcançando excelentes números tanto em doações quanto em transplantes de órgãos sólidos e córneas”, destacou Daniela Salomão, coordenadora-geral do SNT, em um evento online recente com a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos.

Crescimento nas Taxas

No período avaliado, o país também observou um avanço significativo nas taxas de notificação de potenciais doadores, registrando 67,5 por milhão de população, e de doação efetiva, com 19 por milhão. “Somos gratos a todos os profissionais de saúde e às famílias dos doadores que apoiam essa causa vital”, reforçou Daniela Salomão.

Detalhes dos Transplantes

Conforme dados do SNT, houve um crescimento de 30% nos transplantes de pâncreas, 20% nos renais, 16% nos de coração e 9% nos de fígado. No campo das córneas, foram realizados 7.810 procedimentos, um aumento de 15%. Para transplantes de células-tronco hematopoéticas, houve um aumento de 6%.

Tipos de Transplantes Realizados:
Rim: 2,9 mil
Fígado: 1,1 mil
Coração: 206
Pâncreas e rim: 47
Pulmão: 37
Pâncreas: 13
Multivisceral: 1

Papel do SNT e Ministério da Saúde

O SNT, gerido pelo Ministério da Saúde, é responsável pela regulação, controle e acompanhamento de todo o processo de doação e transplantes no Brasil, com foco na melhoria contínua do processo de doação e distribuição.

O Ministério da Saúde ressalta que a lista de espera para transplantes é unificada, valendo para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e da rede privada.

Da redação o Portal Falabarreiras.com com informações do Ministério da Saúde