Connect with us

Bahia

Serviço AME fortalece combate à violência sexual em Salvador

Serviço AME do Hospital da Mulher oferece atendimento 24h a mulheres cis e trans vítimas de violência sexual em Salvador

Publicado

em

Combate à violência sexual

O Serviço AME oferece assistência integral a mulheres vítimas de violência sexual no Hospital da Mulher em Salvador | Foto: Divulgação/Saúde GovBA

Notícias da Bahia: No contexto do Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher, comemorado em 10 de outubro, o Serviço de Atendimento a Mulheres Expostas à Violência Sexual (Serviço AME), do Hospital da Mulher em Salvador, intensifica suas ações para combater a violência sexual. Disponível 24 horas por dia, o serviço atende mulheres cis e trans a partir dos 12 anos, oferecendo suporte multiprofissional e humanizado.

De acordo com o 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, os casos de violência contra a mulher, incluindo violência física, psicológica, patrimonial, moral e sexual, aumentaram em 2023, afetando mais de 1,2 milhão de mulheres em todo o país. Esse cenário reforça a urgência de serviços especializados, como o Serviço AME, no combate à violência de gênero.

Atendimentos e desafios enfrentados

“O enfrentamento da violência sexual é um dos maiores desafios que enfrentamos no hospital. Atendemos diariamente mulheres que sofrem as consequências desse tipo de violência”, afirma a coordenadora do Serviço AME e diretora médica do Hospital da Mulher, Jamile Martins. Segundo ela, a união de esforços em toda a sociedade é crucial para garantir que as vítimas se sintam acolhidas e saibam onde buscar ajuda.

Para Martins, a conscientização sobre os direitos das mulheres, a ampliação da denúncia e o fortalecimento de políticas públicas são elementos-chave para a redução dos casos de violência. “O poder público tem um papel fundamental, tanto no fortalecimento das políticas de prevenção, quanto no apoio a serviços como o AME, que oferece um atendimento integral e humanizado às mulheres em situação de violência sexual”

, ressalta.

Como buscar ajuda?

Mulheres que sofreram violência sexual podem buscar apoio diretamente no Serviço AME. O atendimento é realizado por demanda espontânea, sem a necessidade de encaminhamento ou boletim de ocorrência. Na unidade, as pacientes têm acesso a equipes de médicas, enfermeiras, assistentes sociais, psicólogas e farmacêuticas, além de orientação jurídica, quando necessário.

O serviço de denúncia também pode ser acionado por meio do Disque 180, que oferece atendimento especializado e orientação às vítimas.

Violência sexual e seus impactos

Segundo o Artigo 7º da Lei Maria da Penha, a violência sexual é caracterizada como qualquer ato que constranja a mulher a presenciar, participar ou manter uma relação sexual não desejada. Ela também abrange situações em que a mulher é coagida a comercializar sua sexualidade ou forçada a tomar decisões sobre sua vida reprodutiva, como casamento, gravidez ou aborto.

O fortalecimento do Serviço AME e de outras redes de apoio visa garantir que mais mulheres encontrem segurança, apoio e justiça, promovendo uma sociedade mais justa e igualitária para todas.

Falabarreiras, notícia é pra sempre!