Connect with us

Bahia

Estudantes baianos participam do maior evento científico da América Latina

Alunos de Salvador, Ipiaú, Juazeiro e Campo Formoso destacam projetos inovadores no XXI Encuentro Internacional de Semilleros

Publicado

em

Estudantes baianos

Estudantes baianos apresentam seus projetos inovadores no maior evento científico da América Latina, na Colômbia | Foto: Divulgação Ascom SEB

Notícias da Bahia: Estudantes baianos de Salvador, Ipiaú, Juazeiro e Campo Formoso estão representando a educação pública do estado na Colômbia, durante o XXI Encuentro Internacional de Semilleros de Investigación (ENISI). Iniciado na última quarta-feira (9) e com término previsto para sábado (12), o evento é considerado a maior feira científica da América Latina, reunindo alunos e educadores de diversos países. O principal objetivo do encontro é promover a socialização de pesquisas e inovações de diferentes áreas do conhecimento, incentivando o empreendedorismo acadêmico.

Projetos inovadores de Juazeiro

Entre os participantes, os estudantes do Colégio Estadual de Tempo Integral Florentina Alves dos Santos, de Juazeiro, se destacam com três projetos ligados ao Clube de Ciências Opara. Eles apresentam trabalhos que vão desde intervenções artísticas em comunidades marginalizadas até a trilha ecológica do Codefas. “Intervenções artísticas em comunidades marginalizadas: a arte como ferramenta política em Juazeiro da Bahia”

é um dos projetos que explora a arte como um meio de transformação social.

Geisiane Xavier, aluna do 3º ano, está entre os participantes e compartilha sua empolgação com a experiência: “Teremos a oportunidade de adquirir, compartilhar e desenvolver novos conhecimentos científicos através de projetos acadêmicos dos mais diversos âmbitos”. Geisiane colaborou no projeto “Construindo conexões matemáticas”, voltado para o letramento de estudantes autistas.

Destaque de Ipiaú e Salvador

Os estudantes de Ipiaú, do curso técnico de Agroindústria com Ênfase em Chocolate, estão representados pelo projeto “A importância da fábrica-escola na formação técnica dos educandos”. Para Ana Clara Santos, de 18 anos, o ambiente prático da fábrica-escola é fundamental para a formação profissional: “Ela proporciona uma vivência prática que nos coloca em contato direto com o processo produtivo, promovendo o desenvolvimento de competências técnicas e habilidades pessoais indispensáveis para a carreira”.

Já em Salvador, os estudantes do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) apresentam projetos que buscam soluções sustentáveis e inovadoras, como “Papel 100% orgânico de Sansevieria Trifasciata” e “Inventário verde: reconhecimento e valorização da flora do Dique do Tororó”. Além disso, o Colégio Estadual da Bahia – Central, com seu Clube de Ciências Orbitz, expõe cinco projetos, abordando temas que vão desde a inclusão de estudantes autistas até o impacto das telas na saúde mental juvenil.

Campo Formoso e soluções sustentáveis

Os estudantes de Campo Formoso também marcam presença com dois projetos inovadores desenvolvidos no Colégio Estadual Professora Hilda Monteiro Menezes. Eles destacam soluções sustentáveis por meio da produção de bioplásticos, utilizando fibras de umbu e sisal. Os projetos “Umbu (com)ciência” e “Sisal (com)ciência” demonstram o potencial da pesquisa em transformar recursos naturais em alternativas ecológicas.

Estudantes baianos

Estudantes baianos apresentam seus projetos inovadores no maior evento científico da América Latina, na Colômbia | Foto: Divulgação Ascom SEB

O XXI Encuentro Internacional de Semilleros de Investigación segue até o próximo sábado (12), com a expectativa de fortalecer ainda mais a troca de experiências entre os estudantes e pesquisadores de diferentes partes do mundo, destacando a importância da educação técnica e científica para o desenvolvimento sustentável e a inovação social.

Falabarreiras, notícia é pra sempre!