Siga-nos

Bahia

BOOM ECONÔMICO NA BAHIA:
Estado lidera com 5 mil novos empregos e investimentos bilionários

Desde janeiro, quase 50 novos empreendimentos se estabeleceram na Bahia, enquanto estratégias do governo vislumbram mais 34,5 mil empregos nos próximos anos

Publicado

em

Qualificação profissional

De janeiro a setembro, a Bahia registrou a implantação de 49 empreendimentos, atraindo investimentos na ordem de R$ 3,96 bilhões e criando 5 mil novos empregos. A perspectiva é que, nos próximos anos, 34,5 mil novos empregos sejam gerados graças à instalação e ampliação de 380 empresas, com uma injeção de R$ 127 bilhões na economia do estado.

Estes números são resultado de iniciativas do Governo da Bahia, que conseguiu atrair grandes empresas como a chinesa BYD e outras do segmento de energia eólica e mineração. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ângelo Almeida, destaca o clima propício na Bahia, apontando a recente inauguração de um parque eólico pela AES Brasil como um exemplo de inovação e liderança feminina.

A Bahia ocupa a sexta posição entre os estados brasileiros na geração de empregos este ano. Os setores de serviço e agricultura lideram a criação de postos de trabalho, seguidos de perto pelo comércio, indústria e construção.

Almeida também ressalta o efeito multiplicador dos empreendimentos. Como exemplo, a vinda da BYD, grande fabricante de carros elétricos, não só cria empregos diretos, mas atrai outras empresas e, com elas, potencialmente até cinquenta mil novos empregos.

Em um movimento de fortalecimento econômico, 81,5% dos novos empreendimentos estão sendo estabelecidos no interior baiano, e 18,4% na Região Metropolitana de Salvador. Neste cenário de crescimento, a qualificação profissional torna-se primordial. O projeto ‘Bairro Empreendedor: Costurando Renda’, conduzido pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), é um dos que focam na capacitação, tendo recentemente formado 81 mulheres em costura e empreendedorismo.

Qualificação profissional

Parcerias com instituições, como o Instituto da Mulher Negra Mãe Hilda Jitolu, buscam motivar empreendimentos e gerar renda para mulheres sem renda fixa ou formação profissional. Em sua última edição, 20 mulheres foram capacitadas e agora estão prontas para empreender com o apoio do projeto.

Também destaque na área de qualificação, os programas ‘Qualifica Bahia’ e ‘Juventude Produtiva’ do Governo do Estado visam preparar jovens e trabalhadores para o mercado de trabalho, incentivando a inovação, criatividade e protagonismo juvenil.

Da redação do Portal Falabarreiras com informações da Secom Bahia