Siga-nos

Gospel

Dom Murilo apresenta carta do Papa Francisco sobre preservação ambiental na ACB

Publicado

em

Giulia Marquezini | Correio24h

Documento Encíclica Laudato SI’ aborda temas sobre o meio ambiente e desenvolvimento sustentável

Dom Murilo Krieger falou para associação | Foto: Arisson Marinho

Dom Murilo Krieger falou para associação | Foto: Arisson Marinho

O arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, apresentou nessa terça-feira (4), no Salão Nobre da Associação Comercial da Bahia (ACB), a Encíclica Laudato SI’ (Louvado Sejas) a um público formado, predominante, por empresários. A carta, uma espécie de orient ação da Igreja para o mundo, foi enviada pelo Papa Francisco no dia 18 de junho deste ano, e aborda questões sobre o meio ambiente e desenvolvimento sustentável.

Este é o primeiro documento escrito integralmente pelo santo padre. Em 2013, no início do pontificado de Francisco, a Encíclica Lumen Fidei foi publicada, mas já tinha sido iniciada pelo Papa Emérito Bento XVI.

Para o advogado e presidente da ACB, Luiz Fernando Queiroz, é importante uma maior conscientização, alertando para o fato de que os recursos naturais do planeta podem ser destruídos. “Esta nova encíclica é um estudo aprofundado da dinâmica humana atual e como ela tem prejudicado a natureza. A nossa Terra é finita, por isto a adesão de empresários a princípios de sustentabilidade deve ser como tem sido, sempre crescente”, afirma.

Dom Murilo se mostrou honrado pelo convite e comentou as palavras do Papa Francisco contidas na Encíclica. “O papa está convocando a comunidade mundial para dar uma resposta à destruição ambiental. Se há um lugar que tem que preservar bem a sua casa é a Bahia. Aqui nasceu o Brasil e também pode nascer uma nova consciência”, ressaltou Krieger.

A Encíclica Laudato SI’ lembra do cuidado com a casa comum, ou seja, a Terra. Segundo Dom Murilo, este tema não interessa apenas a Igreja Católica, mas toda a sociedade. “O público aqui hoje é de formadores de opinião. A ideia que aqui eu consigo apresentar deve se manifestar em ações concretas em benefício da cidade e do Brasil”, afirmou.

O evento foi organizado em conjunto pela ACB, Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA) e Federação da Agricultura do Estado da Bahia (Faeb) e contou com as presenças de secretário municipal da Cidade Sustentável, André Fraga, a representante da Secretaria de Meio Ambiente do estado, Zanna Matos, além do superintendente do Ibama, Célio Costa Pinto.

Dom Murilo Krieger fala sobre a importância da sustentabilidade em Salvador, veja o vídeo

Barreiras Notícias - Fala Barreiras