Connect with us

Agro

Adesão ao ABR-LOG 2024/2025 já está aberta

Terminais retroportuários de algodão podem se inscrever no ABR-LOG, agregando valor ao algodão brasileiro

Publicado

em

Adesão ao ABR-LOG

Terminais retroportuários de algodão participam do programa ABR-LOG, promovendo a qualidade e sustentabilidade do algodão brasileiro | Foto: Divulgação

Notícias do Agro: A adesão ao programa Algodão Brasileiro Responsável para Terminais Retroportuários de Algodão (ABR-LOG) para o período comercial 2024/2025 está oficialmente aberta. Esta iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), em parceria com a Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea), visa promover a fibra brasileira no mercado internacional através do programa Cotton Brazil, que também conta com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Em 2023/2024, 43% do volume exportado foi movimentado por terminais aprovados pelo programa. A meta para 2024/2025 é alcançar 50% do volume exportado através de terminais credenciados pelo ABR-LOG. Fabio Carneiro, gestor de sustentabilidade da Abrapa, destacou que o programa agrega valor ao algodão brasileiro, especialmente na aparência dos fardos, além de garantir o cumprimento de requisitos sociais e ambientais. “Rasgos e sujeira podem causar contaminação do algodão, comprometendo o trabalho realizado no campo, nas unidades de beneficiamento e nos laboratórios brasileiros”, afirmou Carneiro.

Benefícios da certificação

O ABR-LOG é uma certificação de qualidade de operação, com requisitos sociais e ambientais, focada no recebimento dos fardos, armazenagem e estufagem de contêineres. O objetivo é melhorar o processo de exportação do algodão, e a adesão ao programa é voluntária para todos os terminais retroportuários de algodão do Brasil, além de armazéns aptos para a operação de estufagem.

Desde seu lançamento em 2023, o ABR-LOG tem enfatizado a padronização dos processos e a conservação dos fardos de algodão, fortalecendo a competitividade brasileira no mercado externo. Atualmente, o Brasil é o líder mundial na exportação da fibra.

Participação e auditorias

Em 2024, 13 terminais foram convidados a participar do programa. Seis deles já assinaram o termo de adesão ao ABR-LOG, a primeira etapa para participação. Com a assinatura, os terminais declaram estar cientes do regulamento da certificação para o período comercial 2024/2025, que descreve os direitos e deveres das instituições envolvidas.

A próxima etapa é o agendamento da auditoria presencial, realizada por certificadoras terceirizadas que verificam o cumprimento dos critérios estabelecidos no Protocolo de Certificação do Terminal Retroportuário de Algodão. São verificados 12 itens de “conformidade mínima obrigatória” de uma lista de 127 itens. No período 2024/2025, a Control Union será responsável pelas auditorias, que começaram em 08 de julho no terminal S. Magalhães, no Guarujá/SP, e seguirão até dezembro.

Pilares da sustentabilidade

O ABR-LOG está baseado nos três pilares da sustentabilidade e em oito critérios: contrato de trabalho, proibição do trabalho infantil, proibição do trabalho análogo a escravo, liberdade de associação sindical, proibição de discriminação, segurança, saúde e meio ambiente do trabalho, desempenho ambiental e boas práticas de estufagem.

No ano passado, os primeiros terminais certificados incluíram S. Magalhães & Essemaga, Hipercon Terminais de Carga, Louis Dreyfus Company (LDC), Brado e Tecon Salvador. Todas passaram por auditorias da Control Union.

Com a adesão ao ABR-LOG, os terminais retroportuários ajudam a assegurar a qualidade e sustentabilidade do algodão brasileiro, promovendo sua competitividade no mercado internacional.

Falabarreiras, notícia é pra sempre!