Siga-nos

Literatura

Poema de Pedagoga de Formosa do Rio Preto vence Concurso Nacional de Poesia

O poema de Valdélia Bomfim Ramaccotte foi um dos vencedores do Concurso Nacional Poetize 2021. Conheça a história da pedagoga!

Publicado

em

Já imaginou ter seu poema selecionado entre os melhores no primeiro concurso que você participa na vida? Foi o que aconteceu com Valdélia Bomfim Ramaccotte, pedagoga de Formosa do Rio Preto. Sua história mostra que, com coragem e um bom trabalho, é possível conquistar os seus sonhos. Confira como Valdélia conseguiu alcançar essa conquista!

A inscrição no Concurso Poetize 2021

Embora seja apaixonada pela escrita, Valdélia revelou ao Fala Barreiras que nunca havia participado de um concurso de poesia antes. No entanto, tudo mudou quando ela recebeu a notícia sobre a realização do Concurso Poetize 2021, através de uma mensagem num grupo do WhatsApp do qual participa.

O Concurso Nacional Novos Poetas — Poetize 2021, organizado pelo Governo do Estado do Paraná, abriu as inscrições ainda em 2020. O objetivo era selecionar 250 poemas para integrar o livro Seleção Poesia Brasileira, produzido e distribuído sob demanda pela Vivara Editora. 

E apesar de ser um concurso de grande abrangência, Valdélia resolveu se arriscar e se inscreveu quase no fim do prazo estabelecido pelos organizadores.

“Esta foi a primeira vez que participo de um concurso de poesia, embora com receio e consciente da concorrência, uma voz dizia : faça … e no último minuto do último dia resolvi inscrever-me”, declarou Valdélia.

Para participar da seleção, a pedagoga decidiu escrever um poema intitulado “Um novo olhar em tempo de pandemia de COVID-19”. Segundo ela, a ideia para esse texto surgiu através de um post apresentado na página do curso de Formação Continuada promovido pelo IAT (Instituto Anísio Teixeira) – Educar para Transformar: Um pacto pela Educação do Governo do Estado da Bahia em 2020.

A reação após ser selecionada

Apesar de não ter certeza sobre a escolha do tema ou o que os jurados iriam pensar sobre seu poema, no fim, Valdélia fez a escolha certa. Afinal, o tema escolhido e a sua escrita conquistaram os jurados. Por isso, seu poema foi um dos selecionados para compor o livro de antologia poética, com poesias de todo o país, organizado por Isaac Almeida Ramos.

“A alegria de participar dessa coletânea é imensa! Sou grata a Deus pela inspiração e oportunidade. Quero agradecer a minha família, amigos e colegas de trabalho pelo incentivo. Pela primeira vez participo da publicação de um livro, sonho que aos poucos se realiza”, declarou Valdélia.

Poema de Pedagoga de Formosa do Rio Preto é publicado em livro nacional de Poesia

Próximos passos

Aparentemente, essa conquista despertou na pedagoga o desejo de realizar sonhos ainda maiores.

“Vou contar um segredo… Tenho um livro escrito que desejo publicá-lo”, revelou.

Diante de um país no qual a leitura e a escrita andam tão desvalorizados, a história de Valdélia mostra que ainda existem pessoas que acreditam no poder a escrita e que estão dispostos a encarar os desafios do mundo da leitura.

Acompanhe o trabalho de Valdélia

Os interessados em acompanhar o trabalho da pedagoga podem conferir seu perfil no Facebook e no Instagram. Além disso, quem quiser adquirir o livro Poetize 2021, com 250 poemas, incluindo o trabalho de Valdélia, pode entrar em contato com ela através do telefone (77) 99974-4799.

Poema de Pedagoga de Formosa do Rio Preto é publicado em livro nacional de Poesia

Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
Falabarreiras Notícias 20
Falabarreiras Notícias 42
Falabarreiras Notícias 43

Barreiras Notícias - Fala Barreiras