Siga-nos

Barreiras

TRANSFORMAÇÃO SOCIAL À VISTA:
Programa Corra pro Abraço chega a Barreiras e promete mudanças

Em reunião histórica, autoridades e profissionais da área social se unem para implantar estratégias inovadoras de assistência e desenvolvimento social em 14 municípios da Bacia do Rio Grande

Publicado

em

Corra pro Abraço

Autoridades e profissionais de diferentes setores se reúnem no auditório da Aiba para o Encontro Territorial da Bacia do Rio Grande, que discutiu a implantação do programa Corra pro Abraço em Barreiras | Foto: Divulgação

No auditório da Aiba, na sexta-feira (18), Barreiras se tornou o foco da discussão sobre assistência social, saúde e justiça. O Encontro Territorial da Bacia do Rio Grande reuniu representantes de vários setores com um objetivo singular: discutir a implementação do Programa Corra pro Abraço. Este programa, vinculado à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia (Seades), visa proporcionar uma abordagem holística para pessoas em situações vulneráveis, principalmente aquelas que fazem uso abusivo de substâncias psicoativas.

Dentre os presentes, estavam a secretária de Assistência Social e Trabalho de Barreiras, Dicíola Baqueiro, a subsecretária Maritânia Gonçalves e outros profissionais da área. Eles foram recepcionados por Gabriel Oliveira, superintendente estadual de Políticas sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis.

Gabriel Oliveira pontuou que Barreiras será o primeiro município a hospedar uma sede do Corra pro Abraço, que já atua há 10 anos em outras cidades como Salvador, Vitória da Conquista e Feira de Santana. “O programa visa aproximar os beneficiários de políticas públicas que, devido a estigmas e desigualdades sociais, parecem inacessíveis ou de difícil acesso”

, ressaltou o superintendente.

A reunião também contou com relatos emocionantes de diretoras do programa e profissionais da saúde mental sobre como o Corra pro Abraço já mudou vidas em outras regiões. A coordenadora de Saúde Mental, Denny Samper, reforçou que o programa será uma ferramenta essencial para as equipes locais em Barreiras. “Teremos um grande apoio na luta pela proteção dos vulneráveis”, disse Samper.

Para fechar o encontro, a secretária Dicíola Baqueiro apresentou um Diagnóstico Socioassistencial com dados relevantes e agradeceu a todos os presentes. “Somos parceiros sim, acreditamos nessa iniciativa e seguimos trabalhando de forma intersetorial para somatizar ações para o coletivo”, concluiu Baqueiro.

Este evento histórico indica um futuro promissor para a assistência social em Barreiras e nos outros 13 municípios da Bacia do Rio Grande, demonstrando o compromisso do estado e do município em transformar a vida daqueles que mais precisam.

Da redação do Portal Falabarreiras com informações da Dircom Barreiras