Connect with us

Barreiras

Show “O melhor da Música Preta Brasileira” será apresentado no Milorde Gastropub (Barreiras-BA) nessa sexta-feira

Show contará com a releitura de canções de grupos que compõem o universo da música Negra Brasileira

Publicado

em

Na próxima sexta-feira (03), às 21, os barreirenses poderão apreciar o melhor da música preta brasileira no Pocket Show que será apresentado no Milorde Gastropub, em Barreiras-BA. No evento, Maurício Faísca interpretará canções que tem como influência, elementos da música negra brasileira, baiana, norte americana, jamaicana e da Música Popular Brasileira, mesclando no seu repertório canções autorais e inéditas, concebidas sob as luzes das cidades de Salvador e Barreiras. Além disso, o show contará com a releitura de canções de grupos que compõem o universo da música Negra Brasileira como Ilê Aiyê, Liniker, Maria Betânia O Rappa, Tim Maia, Emicida, Gilberto Gil, Racionais MC`s, Sandra de Sá e outros de igual importância.

As canções autorais de Faísca estão no EP – “Águas que Lutam” lançado no dia 2 de julho 2021 pelo GICA, reúne sete faixas autorais. Trata-se da seleção de canções que compuseram o disco “Trajetos” (2013) e do espetáculo de artes integradas, também intitulado “Águas que Lutam” (2019), lançado no teatro SESC do município de Barreiras (BA).

O Pocket Show “Águas que Lutam” produzido pelo Grupo de Investigação Corporal em Artes (GICA coletivo), caminha na busca de uma estética contra colonial e invoca as entidades das águas para se movimentarem em diferentes direções por meio da música negra. É uma proposta estética crítica, inquietante, poética, lúdica e encantada, pois nasce e se constrói dialogando com o que o Oeste da Bahia tem de mais belo: a força e a intensidade das águas sagradas que circundam as cidades, os saberes ancestrais, as corporeidades e a diversidade cultural do seu povo que se traduz em canção por meio das identidades de Maurício Faísca e sua biointeração com os ancestrais e os Deuses afro-ameríndios.

O EP “Águas que Lutam” do multiartista Maurício Faísca (cantor, compositor, coreografo, encenador, produtor, roteirista e pesquisador), reúne sete faixas autorais. Trata-se da seleção de canções que compuseram o disco “Trajetos” (2013) e o espetáculo de artes integradas também intitulado “Águas que Lutam” (2019). Caminha na busca de uma estética decolonial/contra colonial e invoca as entidades das águas para se movimentarem em diferentes direções por meio da música negra. “Águas que Lutam” é uma proposta estética crítica, inquietante, poética e encantada, que nasce da biointeração com os Deuses. Como Suporte áudio visual, o EP conta com o videoclipe da canção “Unidos pela Paz”.

SOBRE MAURICIO OLIVEIRA (FAÍSCA)

Maurício Jesus Oliveira é multiartista, Professor efetivo do Instituto Federal da Bahia (IFBA). Doutorando e Mestre pelo Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (UFBA). Especialista em Arte educação pela Faculdade Olga Mettig. Licenciado em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Bacharel em Comunicação Social pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC). Foi professor efetivo de Artes da rede estadual de ensino do Estado da Bahia. Ex-dançarino do Balé Folclórico da Bahia, ex-cantor, ator e dançarino da comédia musical “Vixe Maria Deus e o Diabo na Bahia”, criador e diretor artístico e cantor/compositor do grupo musical Afro Men (2004 –2019), Maurício tem experiência nas diferentes linguagens artísticas: dança, música, teatro e cinema. Desenvolve Direção Coreográfica e Cênica, Composição Musical e Coreográfica, Canto e Produção cultural. Criou e coordena o projeto de extensão ‘Sexta das Artes’ no IFBA Barreiras e o projeto de pesquisa intitulado Grupo de Investigação Corporal em Artes (GICA), pertencente ao grupo de pesquisa Nego d’água.