Siga-nos

Barreiras

Ofurô Terapêutico: Um oásis para bebês prematuros no Hospital do Oeste

Projeto ‘bebê no spa’ oferece relaxamento e rememoração do útero materno aos pequenos pacientes da UTI Neonatal

Publicado

em

Ofurô Terapêutico

Bebê da UTI Neonatal do Hospital do Oeste desfruta de um banho terapêutico de ofurô, rememorando o conforto do útero materno | Fotos: Divulgação

No coração do Hospital do Oeste (HO), na cidade de Barreiras, um complexo administrado pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), pequenos guerreiros enfrentam desafios logo após virem ao mundo. Com a incessante rotina de monitores e medicamentos, a UTI Neonatal tornou-se o primeiro lar de muitos bebês prematuros. Pensando no bem-estar destes pequeninos, o hospital lançou o projeto “bebê no spa”, uma inovadora técnica de banho de ofurô.

A ideia central é simples: usar baldes transparentes cheios de água morna para proporcionar aos bebês a sensação reconfortante do útero materno. Este toque humanizado não só traz paz e aconchego, mas também tem benefícios clínicos evidentes. Maria de Fátima Ferreira, fisioterapeuta do HO, esclarece: “O formato do balde mantém o bebê em posição fetal, evocando a memória uterina. Isso promove uma sensação de segurança, minimiza cólicas e é essencial para a estabilização dos sinais vitais”.

Não são todos os bebês que têm o privilégio desse banho. Aqueles escolhidos são geralmente os que já estão clinicamente estáveis e permanecem no hospital majoritariamente para ganho de peso. Fabíola Ferreira, mãe do pequeno Anthony Levi, expressa sua satisfação com o procedimento: “Notei que ele fica mais calmo depois do banho e seu sono melhora consideravelmente. Apesar de minhas iniciais reservas, os benefícios evidentes me deixaram extremamente contente.”

Da redação do Portal Falabarreiras com informações da Ascom HO

Visited 1 times, 1 visit(s) today