Siga-nos

Barreiras

O Fascinante mundo das tintas dos Gerais: A obra de Randesmar Vieira

Acrílico sobre tela revela a alma e a beleza da Bacia do Rio Grande

Publicado

em

Randesmar Vieira

A exposição “O Fascinante Mundo das Tintas dos Gerais” traz a mágica das pinceladas de Randesmar Vieira, artista barreirense de 60 anos, que captura a essência da Bacia do Rio Grande. A mostra estará aberta ao público de 24 de abril a 12 de maio na Biblioteca Municipal Folk Rocha, em Barreiras, Oeste da Bahia, onde 100 encantadoras pinturas em acrílico sobre tela aguardam os visitantes.

A poesia das paisagens de Barreiras e dos Gerais, repleta de buritizais, o Rio Grande, e as cachoeiras do Acaba Vida e Redondo, ganha vida nas obras de Randesmar. Desde a infância, o talento do artista florescia nos estudos escolares e evoluiu até a consagração na primeira exposição em São Paulo.

As belezas naturais de Barreiras inspiram as pinceladas impressionistas de Randesmar, cuja assinatura artística é marcada pelos icônicos cajueiros e seus frutos. Através desses elementos, o artista cria formas e seres que se fundem aos cenários típicos do município.

Randesmar, um amante da natureza, diz: “Eu nasci na beira do Rio Grande e sempre vinculei os meus trabalhos ao dia a dia dos ribeirinhos e areeiros, retratei a figura mitológica do Nego D’Água como protetor das nascentes e rios, as lavadeiras, entre outros temas. Esta exposição retrata várias etapas da minha experiência artística, pintando as mais celebradas imagens concedidas à preservação do meio ambiente.”

A mostra, que terá entrada franca, oferece a oportunidade de conhecer a trajetória do artista multifacetado, que também se dedica à música, escultura e poesia. A subsecretária de Cultura e Turismo, Emília Moreno, destaca: “É um momento importante não apenas para expor o trabalho deste barreirense que temos tanto apreço e carinho, mas, também para que as pessoas conheçam um pouco mais da figura de Randesmar e do importante papel que representa para a história cultural de Barreiras e da região.”

Randesmar Vieira
Randesmar Vieira

Com fotos e informações da Dircom Barreiras