Siga-nos

Barreiras

FASB promove pesquisa sobre fruto típico do cerrado

Publicado

em

Por: Hebert Regis / Nádia Borges

Estudo pretende levantar os múltiplos usos do cajuí incluindo potenciais para fins medicinais e uso para controle biológico de pragas.

Profissionais da FASB desenvolvem projeto sobre cajuí

Profissionais da FASB desenvolvem projeto sobre cajuí

A Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) vem desenvolvendo pesquisas sobre as potencialidades de um fruto típico do cerrado do oeste da Bahia: o cajuí, também conhecido cajuzinho do cerrado. Em andamento desde outubro deste ano, o projeto reúne cerca de 20 profissionais, dentre professores e acadêmicos do curso de Agronomia, que vão estudar desde produtos derivados até métodos de conservação e armazenamento.

O projeto também vai se aproximar das comunidades locais para identificar e caracterizar as espécies de cajuí presentes em Barreiras, e produzir um levantamento do conhecimento popular sobre os usos múltiplos do fruto no oeste da Bahia. A docente do curso de Agronomia da FASB, Prof. Dra. Juliane Karsten, explica que a pesquisa é bastante abrangente e terá continuidade ao longo do próximo ano. “Os profissionais se dividiram em dez grupos, que vão focar em levantar métodos eficazes de propagação do gênero Anacardiumsp. [nome científico do Cajuí] e estudar, inclusive, o potencial para fins medicinais e uso para o controle biológico de pragas”.

Segundo a pesquisadora, um dos principais motivos para o projeto baseia-se em estudos preliminares sobre o potencial do consumo in natura, processamento, como planta medicinal e na fabricação de extratos com características inseticidas. “Embora seja muito apreciado pela população regional e apresentar características potenciais para exploração, o cajuí é pouco conhecido e consumido no Brasil. Esta pesquisa pode contribuir inclusive com a contribuição de uma nova cadeia produtiva na região”.

Sobre o cajuí – Também conhecido como cajuzinho do cerrado, nome popular mais abrangente, é atribuído a pelo menos 6 espécies do gênero Anacardium spp. encontradas predominantemente na região Nordeste do Brasil, e que produzem pseudofrutos bem menores do que o caju comercial (Anacardiumoccidentale).

Clique nas miniaturas para ampliar as fotos:

Osmar Ribeiro

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fala Barreiras