Barreiras
Trânsito é discutido em sessão da câmara

Aconteceu na Câmara de Vereadores de Barreiras na sessão plenária da terça-feira (3), uma tribuna popular sobre a violência no trânsito da cidade.
Diversas autoridades do segmento participaram do debate como: 10º Batalhão de Polícia Militar (10º BPM), Ciretran, Coordenadoria de Trânsito de Barreiras (COOTRAN), Polícia Rodoviária Federal, Hospital do Oeste (HO) e Conselho Municipal de Segurança (CONSEG).
A Tribuna Popular foi utilizada para uma reflexão sobre a situação em que se encontra o quadro de acidentes no trânsito de Barreiras, além de expor também em números quantos acidentes aconteceram em 2012, chagando até o ano de 2013, ainda não encerrado, mas com os números superados em acidentes, principalmente por motociclistas.
De acordo com o Traumatologista Drº José Barbosa, médico plantonista do Hospital do Oeste, 90% dos acidentes são ocasionados por imprudência dos motoristas ou pedestres.
Segundo o Subcomandante do 10º BPM, Major Camilo Uzêda, se os motociclistas não deixassem de usar os capacetes, e os motoristas em geral não ingerissem álcool antes de dirigir, os números poderiam ser reduzidos. Ainda com a palavra, o Subcomandante pediu consciência para 2014.
Quando o Coordenador do NEP do SAMU Regional Barreiras assumiu a palavra na Tribuna Popular, ele fez questão de precisar em números os atendimentos prestados e apresentou registro de resgates feitos em 2013. Entre tantos atendimentos prestados pelo SAMU, em Barreiras computa-se 687, em que 25 são acidentes com bicicletas, 58 com carros, 74 atropelamentos, 415 acidentes com motos, 77 colisões entre veículos.
Ao finalizar a Tribuna Popular desta terça-feira (3), o Presidente da Casa Vereador Carlos Tito, disse ser uma constante o problema em Barreiras. Afirmou ainda que diariamente os noticiários locais dão conta de fatalidades e acidentes de trânsito.
“Recentemente esta Casa apreciou e aprovou a Lei Orçamentária, e todos nós vereadores e vereadoras tivemos a oportunidade de colocar emendas para as mais diversas situações que contribuirão para um trânsito melhor em nossa cidade e assim o fizemos. Muitas foram as emendas destinando recursos para melhorias em nossas vias, sinalização horizontal e vertical, aquisição de equipamentos entre outras, que irão dotar nossa cidade de um trânsito mais humanizado”. Asseverou o Presidente Tito.
Realista
9 de dezembro de 2013 às 14:19
Imprudência por falta de respeito! O trânsito está assim, todo mundo quer andar correndo, todo mundo estaciona em lugar errado, (O pessoal já pegou o costume de parar o carro um do lado do outro, em plena avenida, obstruindo a passagem de quem vem atrás) fora a questão da EDUCAÇÃO (o que é difícil de se vê na cidade). Cada cidadão tem o dever de se comportar como GENTE civilizada, respeitando o outro e ter a consciência do seu comportamento errado.
Diz-se o ditado antigo: É dando que se recebe. Para uma harmonia e colaboração social não é diferente, se você quer ser respeitado, então, DÊ RESPEITO.