Connect with us

Barreiras

Combate ao Aedes Aegypti com Ações de limpeza e sanitização em Barreiras

Equipes da Infraestrutura e do Centro de Controle de Zoonoses realizam limpeza e sanitização dos espaços públicos em Barreiras.

Publicado

em

A região do município de Barreiras, Oeste da Bahia, está passando por um período de grandes chuvas, o que leva a priorização de ações diárias de limpeza e sanitização dos espaços públicos, com o objetivo de eliminar focos do mosquito Aedes Aegypti, vetor responsável pela transmissão da dengue, zika vírus e chikungunya. Esse cuidado tem sido reforçado com as equipes que compõem a Secretaria Municipal de Infraestrutura e o Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde.

Nessa quinta-feira (8), os agentes de endemias se deslocaram as principais ruas do povoado Barrocão de Baixo, identificando vários focos em entulhos jogados nos lotes baldios e possíveis recipientes que podem ser locais de proliferação do mosquito. Já na quarta-feira (7), a equipe do Centro de Controle de Zoonoses fez o monitoramento das ruas do bairro Morada da Lua, onde foi registrado mais de 3% do índice de infestação de focos do mosquito Aedes, o que ultrapassa o índice preconizado pelo Ministério da Saúde, que é de 1%.

Conforme o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, ações simples, sejam elas individuais e coletivas, podem contribuir para a eliminação do mosquito, principalmente neste período. “Seguimos com equipes em diversos bairros do município, inclusive na zona rural re alizando esse monitoramento. É importante cada um fazer sua parte, ações simples como recolher e acondicionar os entulhos do quintal, não jogar lixo solto em terrenos baldios, verificar se a caixa d’água está bem tampada e outros, é a melhor forma de prevenção e evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti

“, destacou Dorimar Almeida.

Também está sendo realizado através das equipes da Secretaria de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transportes os serviços de podas de árvores, capina, limpeza de ruas e bueiros, com o auxílio de tratores, caçambas, caminhões limpa fossa, roçadeiras manuais e mecânicas, dentre outros equipamentos. Nesta semana, os trabalhos de manutenção dos espaços públicos também se concentraram no bairro Morada da Lua, e de acordo com a subsecretária de Infraestrutura todos os bairros têm recebido as equipes para a realização da limpeza das ruas, capina e podas de árvores.

Ao longo de todo ano realizamos as múltiplas ações de limpeza e sanitização de diversos espaços públicos como as feiras livres, cais da cidade, bem como nos bairros e comunidades da zona rural. Muitos moradores já abraçaram essa proposta de manter os espaços limpos, mas, para a efetivação desse trabalho é necessário a participação de toda sociedade, com atitudes fáceis como armazenar o lixo de maneira correta e dando o destino adequado, além de cuidar do seu lote, evitando acúmulo de entulhos que podem ser criadouros do mosquito causador das arboviroses“, pontuou Luzeni Santos.