Educação
O Bullying com alunos nas escolas de Barreiras
Os casos de violência psicológica são bem mais comuns nas escolas e muitas vezes são menosprezados por serem julgados como brincadeira…


O Bullying é uma violência muito presente nas escolas de Barreiras | Foto: Freepik
A violência psicológica na escola é um fenômeno preocupante no Brasil que tem sua manutenção favorecida por não deixar marcas físicas e, muitas vezes, constituir-se de ações toleradas ou aceitas pela sociedade. É caracterizada por situações que imprimem medo, ansiedade, terror, pânico, coerção, e que promovem um grande sofrimento psicológico à criança. Fazendo-se necessária uma investigação das perspectivas sociais, políticas e psicológicas, para que se possa ampliar a compreensão e fazer-se uso do pensamento crítico sobre essas questões.
Atualmente, o crescimento de violência nas escolas tem preocupado muito especialistas. Em 2019, 81% dos estudantes e 90% dos professores souberam de casos de violência em suas escolas estaduais no último ano. Ocorrências mais frequentes envolveram bullying, agressão verbal, agressão física e vandalismo.
Em Barreiras, os casos de violência psicológica são bem mais comuns nas escolas e muitas vezes são menosprezados, pois constantemente são julgados como brincadeira. Tanto professores quanto alunos são vítimas presentes nesse índice e estão propensas a desenvolverem problemas sérios de saúde (tanto físicos quanto mentais), abandono escolar, baixo rendimento no ensino-aprendizagem e muitos outros problemas que podem ser decorrentes desse tipo de violência.
Além disso, muitos jovens são vítimas ou agentes da violência nas escolas e mesmo os que não se envolveram diretamente, presenciam constantemente essa situação no espaço escolar, o que contribui para banalizar o comportamento violento entre os jovens.
A hostilidade é comumente estimulada por meio do convívio em ambientes violentos, os alunos absorvem para si a atmosfera ali presente e o único modo que encontram de se expressar é por meio da agressividade, ofensas e humilhações contra os colegas, professores e os funcionários das instituições.
Diante deste triste quadro, muitos gestores estão trazendo este tema para suas escolas através de palestras e rodas de conversas com especialistas.


Uma das escolas que tomou essa iniciativa foi a Escola Municipal Dona Maria Castro e Silva, localizada no bairro Ribeirão, em Barreiras. De acordo com a coordenadora pedagógica Rose Pereira Grinaldo “Vimos a necessidade de um enfoque maior do tema Bullying, devido algumas reclamações dos próprios alunos em relação aos apelidos e palavras agressivas”.


A palestra com Carlos Alberto Ribeiro Souza, divulgador associado do projeto adote um leitor em parceria com a revista Nosso Amiguinho, teve como tema “Bullying”. Segundo ele, “Esse tema tem sido muito solicitado pelas escolas, devido ao alto índice de violência física e psicológica entre os estudantes. Esse tipo de violência pode acarretar traumas irreversíveis, desistência da escola e até mesmo o suicídio”, comenta Carlos. Ainda de acordo com Carlos, “Diante dessa realidade, fechamos parcerias com várias escolas do município de Barreiras e região para fazermos palestras de conscientização com os alunos, com objetivo de reduzir a prática do bullying e, consequentemente, o desenvolvimento de comportamentos antissociais e agressivos também na vida adulta”.


Ao concluir a palestra, Carlos sempre deixa duas frases para a reflexão dos estudantes: “Devemos respeitar as diferenças”e “Diga não ao bullying”.