Connect with us

Economia

5 dicas para garantir uma aposentadoria tranquila

Publicado

em

aposentadoria

Para garantir uma aposentadoria tranquila e evitar os apertos que muitas pessoas passam nessa época da vida, uma das melhores formas é investir na previdência privada.

Escolher uma tabela de cálculo regressiva como regime de tributação permite que o capital investido permaneça mais tempo e isso faz com que menos impostos incidem sobre o valor aplicado.

Por conta das vantagens, muitas pessoas pensam sobre a previdência privada e ela pode começar em diferentes fases da vida, pois isso garante mais estabilidade financeira para o futuro e a realização de vários projetos.

Quando uma pessoa se aposenta, ela deixa de receber mensalmente o valor que recebia quando trabalhava. Geralmente, essa quantia é menor, o que pode mexer no padrão de vida de quem não se preparou para esse momento.

Muitos continuam trabalhando mesmo depois de se aposentar, no entanto, garantir uma aposentadoria melhor também melhora a qualidade de vida.

Quem tem condições de continuar trabalhando pode fazê-lo, mas é sempre bom contar com algo a mais para melhorar o cotidiano.

Para esclarecer o assunto, este artigo vai explicar a importância de poupar para a aposentadoria, como calcular o valor necessário para uma aposentadoria confortável e quais são os investimentos mais indicados para alcançar esse propósito.

Como poupar para a aposentadoria?

Ter uma aposentadoria tranquila é o objetivo de muitas pessoas, porém, se mostra como um grande desafio para muitos, independentemente da idade.

Antigamente, as pessoas trabalhavam e quando chegava a hora de parar, a renda recebida era suficiente para manter o padrão de vida. Mas devido aos avanços da medicina, muita coisa mudou.

De acordo com o IBGE, a expectativa de vida dos brasileiros é de 76,7 anos e alguns podem viver mais tempo, aproveitando a aposentadoria que contribuíram por meio da previdência social.

Mas o salário que uma pessoa ganha hoje com massagem redutora na barriga não será o mesmo quando se aposentar e é aí que começam os problemas.

Mas esse desafio não é apenas dos brasileiros, visto que muitos outros países estão revisando a idade mínima e o tempo de contribuição para que as pessoas tenham mais segurança na terceira idade.

O Brasil gasta 13% da riqueza produzida anualmente com aposentadoria e outros recursos que os cidadãos recebem, como:

  • Pensão por morte;
  • Benefícios assistenciais;
  • Benefícios acidentários;
  • Servidores da União.

Quem quer ter qualidade de vida depois de se aposentar precisa garantir isso o quanto antes, complementando o valor na previdência social.

Quanto mais cedo uma pessoa começar, menos esforço financeiro precisa fazer para alcançar seu objetivo, visto que os juros compostos e o tempo vão se encarregar de alcançar o valor necessário, desde que a pessoa tenha disciplina para poupar.

Quem trabalha registrado em uma clínica de fisioterapia ortopédica hospitalar contribui com o INSS todos os meses, mas todos precisam fazer uma reserva à tarde para saldar dívidas, resolver imprevistos e realizar seus sonhos.

Outra coisa muito importante é diversificar os investimentos, visto que a inflação acumulada pode reduzir o poder de compra ao longo do tempo.

É fundamental buscar alternativas para proteger o patrimônio das perdas da inflação e escolher junto com o banco as melhores opções de investimentos.

Como calcular o valor necessário?

Ter uma aposentadoria confortável envolve alguns cálculos, mas é algo que também depende do padrão de vida da pessoa, do quanto ela ganha atualmente e de quanto será sua aposentadoria oficial pelo INSS.

Também é muito importante saber quanto tempo falta para se aposentar e levar tudo isso em conta ajuda a chegar em um valor de investimento. O fato é que não se deve deixar para pensar sobre isso muito tarde, pois dificulta na construção da vida financeira.

Uma das coisas que as pessoas levam em conta é o valor alto dos planos de saúde, por outro lado, alguns estão mais preocupados com o dinheiro que precisam investir em viagens e em momentos de lazer na terceira idade.

O fato é que tudo tem seu custo, e quem é aposentado sente muito mais o preço das coisas, por essa razão, uma empresa de vigilante oferece previdência privada para os colaboradores.

É necessário incluir no cálculo tudo o que a pessoa pretende fazer na terceira idade para saber o quanto deve receber, lembrando que existem outras despesas da rotina que não deixam de existir.

Na vida adulta, os cálculos que entram nessa equação são a mensalidade do colégio dos filhos e outras despesas relacionadas à criação. As pessoas também precisam arcar com gastos com transporte, alimentação, entre outros.

Pesquisas mostram que os aposentados têm um custo de vida 30% menor do que uma pessoa com vida profissional ativa, no entanto, trata-se de uma média que pode envolver indivíduos que estão acima ou abaixo do valor mostrado.

Uma pessoa que trabalha com pintura de roda de carro pode estimar o cálculo considerando sua realidade, levando em conta que a cada R $1000,00 de renda mensal complementar na aposentadoria, precisa de R $246.000 alocados.

Em outras palavras, uma pessoa precisa complementar o INSS com um valor de R $2000,00 para ter R $492.000,00 antes de se aposentar.

Investimentos indicados para aposentadoria

Depois de fazer o cálculo, é interessante procurar algumas opções de investimento para ter uma aposentadoria mais tranquila. Entre as melhores estão:

1.    Tesouro Direto

O Tesouro Direto é uma plataforma que disponibiliza títulos do governo federal e é considerado um dos investimentos mais seguros. Inclusive, foi criado para democratizar o acesso aos investimentos para qualquer pessoa.

É como se fosse um empréstimo para o governo federal e ele devolve com juros o dinheiro emprestado dentro de um prazo. Alguém que trabalhe em um consultório psiquiátrico perto vai investir em uma modalidade que tem como indicador o IPCA.

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo considera a inflação dos produtos e serviços que são comercializados no varejo.

2.    Fundos de renda fixa simples

Os fundos de investimento de renda fixa simples foram desenvolvidos para que as pessoas pudessem ter acesso fácil, barato e seguro aos investimentos.

A principal característica dessa opção é que pelo menos 95% do patrimônio aplicado está em títulos públicos de baixo risco ou federais.

Além de um alto nível de segurança, as informações são disponibilizadas pela internet e são de fácil acesso. Por essa razão, a opção é considerada como um ótimo investimento para se aposentar com mais segurança e rentabilidade.

3.    Letras de crédito

Existem as letras de crédito imobiliárias e as letras de crédito agropecuárias. As letras de crédito têm como benefício a não incidência de tributação. São emitidas por bancos para captar dinheiro no mercado e investir em imóveis e agronegócios.

Tanto uma pessoa quanto um centro de reabilitação para idosos podem investir tranquilamente nas letras de crédito porque sua rentabilidade está atrelada ao CDI, índice utilizado no investimento de renda fixa, sendo mais seguro e estável.

Também possui o FGC (Fundo Garantidor de Crédito) que traz ainda mais estabilidade e segurança para quem investe.

4.    Ações

Um dos maiores atrativos das ações são os dividendos, que nada mais são do que lucros que a empresa teve e que é dividido entre quem compra os investimentos.

O investidor compra uma ação, e a cada período, ela paga uma parcela de lucro pelo investimento, portanto, todo ano o investidor vai receber um valor pelas ações compradas.

Supondo que uma empresa de limpeza de sofá venda ações do mercado, 25% de seu lucro líquido anual deve ser dividido entre os acionistas.

É uma forma de construir renda passiva, por isso também se mostra como uma maneira de investir para a aposentadoria.

5.    CDB

CDB é uma sigla para Certificados de Depósitos Bancários, uma opção de investimento em renda fixa. Por essa razão, possui atributos importantes para quem quer investir em longo prazo, sendo a estabilidade e a segurança.

Trata-se de títulos oferecidos por bancos para captar fundos e esse investimento pode ser trabalhado tanto pelas pessoas quanto pelas empresas, como no caso de um fabricante de placa de homenagem para professor.

Quanto maior o tempo investido, maior rentabilidade do título, e se uma pessoa pretende adquiri-lo para sua aposentadoria, o CDB se mostra como uma das melhores alternativas de longo prazo.

Além disso, assim como acontece com as letras de crédito, o CDB conta com o fundo garantidor de crédito.

Considerações finais

Investir pensando na aposentadoria é muito importante para conseguir um período mais tranquilo quando a pessoa finalmente deixar de trabalhar.

Independentemente da idade, todo mundo pode investir com essa ideia, mas o ideal é começar o quanto antes para poder acumular um valor satisfatório e não interferir tanto no padrão de vida.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.